Itapetininga/SP



Destacando que tem recebido informações de feirantes dando conta da falta de segurança nas feiras livres às quintas  e domingos, o vereador Adilson Marcos Nicoletti afirmou que é constante  a situação de perigo, especialmente aos finais de semana, quando pessoas que saem embriagadas ao final das baladas, dirigindo veículos não respeitam o horário de funcionamento da feira e adentram o local reservado para a feira livre, colocando em riscos os feirantes e transeuntes. Diante dessa situação o autor apresentou requerimento endereçado ao Prefeito, ao Secretário de Trânsito e Cidadania e ao Comandante da Policia Militar com as seguintes indagações: 1- A quem compete a ordem pública, especificamente quanto ao bom andamento da feira-livre, desde o inicio dos trabalhos (por volta das 4h00) até o seu final, bem como a guarda do patrimônio público e a segurança dos feirantes e pedestres? 2 – Quais são as atribuições da Guarda Municipal, da Fiscalização Municipal  e do Policiamento Militar na área da feira-livre, principalmente aos domingos? 3 – Existe estatística do número de pessoas e veículos que se dirigem à feira-livre, principalmente aos domingos, bem como do efetivo dos agentes públicos mobilizados para a segurança e fiscalização? 4 – Existe estatística do número de pessoas e veículos que se dirigem à feira-livre, principalmente aos domingos, bem como do efetivo dos agentes públicos mobilizados para a segurança e fiscalização? 4 – Como é feita abordagem às pessoas que desrespeitam o espaço destinado ao comércio da feira-livre praticando atividades como as seguintes: a) bicicletas circulando em meio a pedestres; b) pessoas que circulam desocupadamente – por vezes embriagados – normalmente abordando os compradores em buscas de esmolas nas proximidades das barracas, especialmente aquela que comercializa pastéis; 5 – Ainda com respeito à fiscalização, como é garantida a segurança no trabalho ao final da jornada dos feirantes que procedem à desmontagem das barracas e recolhimento das mercadorias, vez que não é incomum haver a liberação dos acessos de veículos à Praça Peixoto Gomide antes mesmo da varrição e limpeza? 6 – Quais providências têm sido tomadas pela fiscalização quanto aos indivíduos que efetuam “cobrança” de proprietários de veículos que estacionam nos arredores da Praça Peixoto Gomide? 7 – Há providências ou programas da Polícia Civil e da Secretaria da Promoção Social para retirada dos pedintes das praças da cidade? 8 – Outras informações julgadas de importância.

Leia Mais

Afirmando que infelizmente chegou ao seu conhecimento a informação de que os resíduos e dejetos dos presídios da cidade e da Escola Técnica Edson Galvão estão descartados de forma irregular e sem nenhum tipo de tratamento, o vereador José Benedito Lisboa Rolim destacou que a localidade em questão é rica em água e nascentes e que a continuidade dessa conduta poderá poluir e contaminar a água da região, chegando a afetar os moradores locais e até mesmo os assentados do Capão Alto. Diante desse quadro, o edil apresentou requerimento  solicitando ao Prefeito Municipal, ao Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, ao Secretário de Saneamento e Recursos Hídricos, ao Secretário do Meio Ambiente do Estado, à CETESB e à Polícia Ambiental solicitando fiscalização e regularização dessa situação ilegal.

Leia Mais

A Câmara Municipal de Itapetininga recebeu o II Simpósio sobre Acessibilidade, organizado pela APRISDEF com parceria de outras entidades.

 Na abertura do evento, o presidente da APRISDEF Etson Brum, lembrou que o presidente Fuad sempre foi um dos incentivadores de condições que permitissem a independência dos portadores de deficiência, mesmo em uma época em que tais assuntos não eram amplamente discutido pela sociedade, tampouco as leis favoreciam o princípio básico e constitucional de ir e vir a essas pessoas.
A primeira palestra sobre Conceitos de Pessoa com Deficiência e a Convenção Sobre Seus Direitos, com a  palestrante Naira Rodrigues - fonoaudióloga, ativista de Direitos Humanos de Pessoas com Deficiência já reunia um grande número de participantes.

 No programa da noite ainda estava o tema Acessibilidade e Tecnologia Assistiva para Equiparação de Oportunidades - Palestrante - Fabíola Campillo - fisioterapeuta, ativista de Direitos Humanos de Pessoas com Deficiência e Renato Laurenti - empresário, ativista de Direitos Humanos de Pessoas com Deficiência.

 

 

No segundo dia do Simpósio,estão programados um Depoimento da Estagiária do Serviço Social da Aprisdefi - Laura Maria, estudante de Serviço Social da Unopar - Itapetininga e às 20:00h - Inserção do Deficiente no Mercado de Trabalho - Palestrante Dr. João Batista Martins César - Procurador do Trabalho da PRT 15.

 Confira mais fotos do primeiro dia do II Simpósio de Acessibilidade na Câmara:

Leia Mais

Nesta quinta-feira, O presidente da Câmara Fuad Abrão Isaac esteve na Assembléia Legislativa em São Paulo, participando de palestra sobre a II fase do programa Interlegis, uma capacitação para a melhoria dos serviços da Câmara Municipal.

O Intelegis é um programa que surgiu em 1997 de uma parceria entre o Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID e o Senado Federal. Tem por missão, modernizar e fortalecer o Poder Legislativo Brasileiro, nos níveis Municipal, Estadual e Federal, através da capacitação de servidores e parlamentares, disponibilizando equipamentos, produtos e serviços nas áreas de: Infraestrutura Tecnológica; Sistemas de Informação para as áreas Legislativa, Administrativa, Informação e Comunicação e na melhoria de processos organizacionais, formando assim a Comunidade Virtual do Legislativo.

 

Na prática, o Interlegis busca melhorar a comunicação e o fluxo de informação entre os legisladores, aumentar a eficiência e a competência das casas legislativas e, ainda, promover a participação cidadã nos processos legislativos, rumo à Democracia Participativa.

 

Itapetininga foi uma das 700 câmaras entre mais de 5.000 municípios de todo país, que demonstrou perfil para ser cidade pólo de modernização, repassando conhecimento a outras câmara municipais, nos segmentos de tecnologia, comunicação e principalmete a capacitação de servidores e assessores e legisladores.

Confira mais fotos da palestra em SP:

Leia Mais

Na sessão legislativa do dia 12 de setembro, o vereador Hiram Jr. solicitou através de requerimento, que a prefeitura de Itapetininga desenvolvesse um projeto visando a implantação de ciclovias no município.

 

De acordo com o vereador, a cidade já conta com locais que podem ser transformados facilmente e ciclovias, como as marginais do Cavalo e do Chá, além da criação das ciclofaixas (veja ilustração). Hiram comentou que além ser uma atividade cada vez mais saudável à população, ainda tem um impacto social muito grande, devido ao baixo custo operacional, a grande facilidade na aquisição de bicicletas pela grande maioria da população, aliado ao fato de contribuir consideravelmente para o trânsito da cidade.

Na semana passada, publicamos erroneamente a notícia de que o vereador Adilson Nicoletti havia feito esse requerimento. Apesar de ser participante da idéia da ciclovia, Nicoletti fez um requerimento sobre a fiscalização de bicicletas que transitam por locais proibidos.

 

Hiram também indagou sobre a possibilidade de fechamento da avenida 5 de novembro, já destinada aos ciclistas nas noites de quinta-feira, também pudesse ser feito em outros dias e horários, beneficiando ainda mais usuários e incentivando a prática do ciclismo.

 

Os dois requerimentos foram enviados ao chefe do executivo, que tem prazo legal de 15 dias pra apressentar suas considerações sobre os temas.

Leia Mais

O presidente Fuad Isaac convida toda comunidade para participar, no próximo dia 30 de setembro, às 20 horas, no salão nobre da Escola Peixoto Gomide, da sessão solene de entrega do título de “Cidadão Itapetiningano” ao prof. José Maria de Camargo Júnior.

Leia Mais

O vereador José Eduardo Gomes Franco solicitou o registro, na ata dos trabalhos de um voto de louvor e congratulações com a empresa Sabor & Arte, Sorvetes, Caldos & Cia, na pessoa de seu proprietário, sr. Aristides Castilho, pelos 18 anos de sua inauguração e pela terceira festa do sorvete que ocorrerá no próximo dia 25 de setembro. Lembrou que a empresa conta com 15 funcionários diretos e mais 25 indiretos, beneficiando também vários revendedores.

Leia Mais

Lembrando que a Câmara Municipal de Itapetininga irá novamente discutir as questões relacionadas à renovação ou não do contrato com a SABESP e que essa decisão refletirá no futuro dos filhos e netos, pois se renovado o contrato, isso significará mais 30 anos de concessão à empresa, havendo, portanto, necessidade de muita cautela, evitando-se precipitação na votação da lei autorizativa, o vereador Marcelo Nanini Franci apresentou requerimento, solicitando que seja oficiado ao Ministério Público de Itapetininga, para saber se há algum parecer a respeito da suposta dívida contraída com a SABESP, e se há algum pedido de auditoria bem como se esse contrato, caso seja renovado pela municipalidade, não irá prejudicar o município de Itapetininga por carecer dos devidos esclarecimentos. Destacou que a falta de informações é relativa a uma suposta dívida de mais de 52 milhões do município com a empresa. O autor solicitou ainda que cópia do requerimento seja encaminhada à prefeitura municipal.

Leia Mais

Recordando que através do Projeto de Lei 76/2010 de autoria de todos os vereadores e promulgado através da Lei Municipal 5.420 de 27 de dezembro de 2010 foi denominado de “Dr. Léo Orsi Bernardes” o Hospital Regional de Itapetininga e que há necessidade de que seja devidamente oficializada e divulgada essa nova denominação, por ter sido uma pessoa reconhecidamente nobre em suas funções, além do destaque conquistado nas áreas social e assistencial de nossa cidade, o vereador Marcos de Almeida Cunha apresentou requerimento solicitando ao prefeito, a programação, para breve, de uma cerimônia para oficializar a nova denominação do Hospital Regional de Itapetininga, contando, inclusive, com a presença dos familiares do ilustre homenageado.

Leia Mais

Afirmando que esteve em visita ao Bairro dos Claros, onde ouviu de moradores que o posto de saúde da localidade não conta com médico há mais de três meses, o vereador Antonio Marcos Polyceno apresentou requerimento solicitando ao prefeito informações sobre a possibilidade do retorno do atendimento médico na unidade de saúde dessa localidade ou a colocação de um veículo para transportar pacientes para o Bairro do Retiro em caráter emergencial. O edil destacou que para ter atendimento médico, a unidade mais próxima é a do Bairro do Retiro e que não há veículos para transportar pacientes o que torna mais crítica a situação de pessoas doentes e idosas.

Leia Mais

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!