Lembrando que a Prefeitura colocou um placa anunciando a construção de uma Unidade de Saúde da Família em Vila Maria Isabel e Vila Santana com inicio de obra prevista para outubro de 2010 e termino em abril de 2011, no valor total de R$ 410.459,67, inclusive com R$ 250.000,00 de recursos federais, mas até o momento essa obra não foi feita, a vereadora Denise Franci Martins de Castro apresentou requerimento ,solicitando ao Prefeito informações sobre o fato , bem como se há projeto para o inicio dessa construção.
Texto: Silas
Foto: F.Bella
Reconhecendo a importância dos produtores de grama de Itapetininga, que são grandes geradores de renda e emprego, o Vereador Marcos de Almeida Cunha apresentou requerimento manifestando preocupação com o fato de que para ser comercializada, a grama é retirada com uma camada de 3 a 4 centímetros de terra, que é exatamente a parte do solo que possui os nutrientes necessários. Argumentando que após alguns anos, a atividade pode provocar a retirada de 40 ou mais centímetros de solo, não deixando ao mesmo condições de recomposição, com forte probabilidade de “desertificação” dessas áreas, o autor faz uma serie de indagações, de natureza técnica, ao Secretario Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, solicitando ainda que copia do requerimento seja encaminhada ao COMDEMA, Sindicato Rural, Policia Ambiental e DEPRN.
Texto: Silas
Foto: F.Bella
O Vereador Hiram Ayres Monteiro Junior está indagando ,respectivamente, ao SAS, ao Prefeito, ao Secretario Municipal de Saúde e ao Hospital Regional ,informações sobre a veracidade da noticia da demissão da Senhora Maria Cecilia Zanardi da direção do Hospital Regional, que, até prova em contrario, demonstrou conhecimento técnico e eficiência na gestão hospitalar e que portanto, não é de se entender a decisão de sua demissão logo após as investigações promovidas por uma Comissão Especial de Investigação da Câmara Municipal. O autor indaga ainda se há alguma pendência financeira entre Estado, Município e SAS. O requerimento aprovado por unanimidade convoca a Sra. Maria Cecília Zanardi a vir prestar informações à Câmara antes de sua substituição, na medida em que o Legislativo ainda aguarda os desdobramentos da CEI recentemente relatada e encaminhada ao Ministério Publico.
Texto: Silas
Foto: F.Bella
A Câmara Municipal de Itapetininga aprovou o Projeto de Lei nº. 075/11 que dispõe sobre a obrigatoriedade das empresas concessionárias de energia elétrica e de telefonia no município, a retirar e reposicionar gratuitamente os postes irregulares, que são aqueles fora de alinhamento, em frente as garagens e que apresentem perigo. O munícipe ou instituição interessada deverá oficiar à empresa que terá prazo de 30 dias, prorrogável por igual período para sanar o problema. Na justificativa, é destacado o fato de que a iniciativa põe fim à cobrança que é algo totalmente fora da realidade para a maioria da população, lembrando ainda que o principio constitucional da eficiência e da segurança, especialmente o CODIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR não podem ser negligenciados pelas concessionárias.
Texto: Silas
Foto: F.Bella
A Câmara Municipal de Itapetininga aprovou o Projeto de Lei n. 081/11 revertendo ao patrimônio publico municipal, sem qualquer ônus para o município, o imóvel representado pelo lote 13 da quadra F, localizado no Jardim São Camilo, anteriormente doado para a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo, CDHU através da Lei Municipal nº. 5205 de 4 de dezembro de 2007 em razão do referido lote não ter se enquadrado nos critérios e requisitos urbanísticos exigidos pela CDHU, devendo ser substituído por outro lote.
Texto: Silas
Foto: F.Bella
Destacando a expansão de Itapetininga nos arredores das avenidas Jose de Almeida Carvalho e Cyro Albuquerque, notadamente com loteamentos, construções de unidades habitacionais, Universidade Aberta do Brasil (UAB), Colégio Integral, etc. e considerando que o transporte coletivo e, freqüente alvo de reclamações da nossa população, o Presidente da Câmara Municipal de Itapetininga Fuad Abrão Isaac está solicitando ao Prefeito a construção de ciclovias nas margens dessas avenidas. Fuad destaca que as bicicletas seriam um meio de transporte alternativo que viriam ao encontro das necessidades dos municípios por não serem poluentes, alem de outros benefícios, especialmente para o transito e o meio ambiente.
Texto: Silas
Foto: F.Bella
O Vereador Dr. Marcos de Almeida Cunha apresentou requerimento solicitando ao Prefeito uma serie de esclarecimentos sobre os eventos que ocorrem todos os domingos por volta das 13 horas ao lado do Ginásio de Esportes Ayrton Senna, indagando principalmente quem o autoriza e fiscaliza. A denuncia do Vereador foi acompanhada de exibição de vídeo onde aparecem as manobras arriscadas de alguns motoqueiros colocando em risco todo o publico presente e perturbando a tranquilidade dos moradores das proximidades. Esclareceu ainda que os moradores ao ligarem para o 190 foram informados de que nada poderia ser feito porque esse evento esta devidamente autorizado.
Texto: Silas
Foto: F.Bella
O Vereador Adilson Marcos Nicoletti apresentou requerimento solicitando ao Prefeito varias informações relacionadas com a segurança dos veículos escolares em Itapetininga e sobre o atendimento dos seus condutores. O autor indaga sobre as exigências dos monitores quanto ao cuidado com os alunos transportados incluindo o respeito as normas de segurança no embarque e desembarque. Pergunta ainda da existência de telefone para denuncia de maus profissionais, falta de manutenção, falta de conservação e limpeza dos veículos, numero excessivo de alunos e falta de monitores.
Texto: Silas
Foto: F.Bella
O Vereador Jose Benedito Lisboa Rolim, está solicitando ao Prefeito e ao Secretario de Transito e Cidadania e revitalização da passagem existente no final da Rua Waldomiro Lopes, na Vila Aurora, pois atualmente o local é utilizado intensamente pelas motocicletas, sendo que o permitido é apenas o transito de pedestres, o que acaba expondo o que por ali transitam a uma situação de risco. Informou que a tarde a situação se agrava, pois a passagem é utilizada por mães que buscam seus filhos nas escolas da região e a EPAM.
Texto: Silas
Foto: F.Bella
O Vereador Hiram Ayres Monteiro Junior, apresentou indicação solicitando a colocação de dois pontos fixos telefônicos (tipo orelhão) para atender à comunidade do novo conjunto residencial do Taboãozinho onde há 359 novas casas.
Texto: Silas
Foto: F.Bella