A vereadora Selma Aparecida Freitas de Morais está solicitando à Prefeitura Municipal de Itapetininga, a urgente instalação de uma caixa de água no prédio da Vigilância Epidemiológica, pois o setor atende pacientes com doenças infecto-contagiosas e quando há interrupção do fornecimento de água na cidade, não há água nem para o uso do banheiro no local.
Leia MaisChamando atenção para o fato de que o nosso município é cortado pela linha férrea destinada ao transporte de cargas, e que após reclamações de moradores do Jardim Dayse, constatou a situação de abandono do trecho, mato alto, lixo, e até um barraco de madeira construído no local, o vereador Mario Carneiro Neto apresentou requerimento, solicitando à Prefeita Municipal, à direção da ALL e à empresa Rumo, as seguintes informações: 1- Encaminhar informações sobre quais medidas em caráter de urgência serão adotadas para limpeza da via férrea de forma emergencial e periódica? 2- Quais fatores impedem a criação de uma equipe para limpeza para limpeza permanente na extensão da via férrea? 3- Encaminhar demais informações julgadas necessárias ao esclarecimento do caso.
Leia MaisLembrando que a Prefeitura possuía, há vários anos, contrato destinado à apreensão de animais de grande porte como equinos e bovinos soltos em vias públicas, contrato que teve a vigência encerrada, não sendo tomada nenhuma providência pela Prefeitura para manutenção desse importante serviço, o vereador Milton Nery Neto apresentou requerimento, solicitando à Prefeita as seguintes informações: 1- Qual a justificativa para a interrupção do contrato do serviço de apreensão de animais de grande porte soltos em vias públicas ? 2- Quais medidas serão adotadas para sanar esse problema? 3- Qual a data prevista para que o serviço seja restabelecido? 4- Outras informações consideradas relevantes.
Leia MaisA Câmara Municipal de Itapetininga aprovou o Projeto de Lei 094-17, de autoria do vereador Antônio Carlos Marconi, denominando de Estrada São Bento, a Estrada Municipal ITG-414, localizada no Distrito do Tupy, com início na Estrada Municipal ITG-415 e com término no Córrego do Corrução, divisa de município Itapetininga/ Angatuba, com largura de 15 metros e extensão de 1.700 metros. Na justificativa, o autor destacou que a estrada deve receber esse nome por conta da devoção de seus moradores para com São Bento.
Leia MaisEm sessão solene realizada no dia 7 de dezembro, o Major Aviador Daniel Garcia Pereira recebeu o Título de Cidadão Itapetiningano da Câmara Municipal de Itapetininga, em sessão solene realizada no Plenário Humberto Pelegrini. Essa homenagem é oriunda do Projeto de Decreto Legislativo 02/2015, de autoria do vereador Itamar José Martins, aprovado por unanimidade. A sessão foi aberta pelo Presidente Antônio Etson Brun e ,formada a mesa, o homenageado foi conduzido ao plenário, sob aplausos gerais. Após a execução do Hino Nacional Brasileiro, foi lido pelo cerimonial o ato da mesa, e na sequencia, o vereador Itamar José Martins, fez a entrega do Título ao Major Aviador Daniel Garcia Pereira, e o saudou em nome da Câmara Municipal. O Grupo Musical da Igreja do Evangelho Quadrangular, integrado pelo Pastor Hudson, Sonali, Tatiane e Paulo apresentou um número musical. Em seguida, usaram da palavra, respectivamente, o pai do homenageado- Pastor Wilson Garcia Pereira, o Diretor do Grupo Escoteiro Ibiracy- José Boletini Sobrinho e o secretário Municipal Guilherme Luiz Morelli, representando a Prefeita Simone Marqueto. O Grupo Musical apresentou mais um número e o homenageado fez uso da palavra agradecendo, emocionado pela entrega do Título de Cidadão Itapetiningano. Na parte final, foram entregues buquês de flores, respectivamente à esposa Sra. Shirley Fonseca Garcia e à mãe do homenageado, Sra. Ivete do Nascimento Pereira. Após mais uma apresentação do Grupo Musical, a sessão solene foi encerrada com a execução do Hino de Itapetininga.
Leia MaisMuita emoção marcou a sessão solene da Câmara Municipal de Itapetininga, de entrega da Medalha de Mérito Teddy Vieira a 15 homenageados, no último dia 13 de dezembro, às 20 h, no Plenário Humberto Pellegrini, totalmente lotado . Com a presença de autoridades civis, miliares e eclesiásticas, dirigentes das principais entidades do município, familiares dos homenageados e público em geral ,a solenidade foi aberta pelo Presidente Antônio Etson Brun, e após formação da mesa e execução do Hino Nacional pela Banda Municipal Edil Lisboa, sob a regência do Maestro Gerson de Ramos, foi lido um resumo biográfico de Teddy Vieira de Azevedo, como parte da homenagem. O Presidente e autor da Resolução Antônio Etson Brun fez um pronunciamento sobre o evento. Na sequencia, o cantor, compositor e poeta Bob Vieira apresentou o número musical "Boiadeiro Errante".
A chamada dos homenageados foi feita com a leitura de resumo biográfico de cada um, sob intensos aplausos. Para a entrega, foi chamado o vereador autor de cada indicação, que saudava o homenageado, que por sua vez ,usava a palavra para agradecer. Foram homenageados Rafael Antônio Rodrigues Gomes, Maria Antonieta Bueno Vieira de Camargo (Nêta Bueno), Gabriel Buzzo, Marcio Rodrigo Silva, Paulo Cesar Henaris Silva Gomes, Trio Japi, Japé e Marquito, Sandro Paes da Silva, Carlos José de Oliveira, Paulo Duarte dos Santos, Dirceu Campos, Grupo Seresteiros do Divino de Itapetininga, Dupla Sertaneja Vadô & Geremias (Salvador Lopes Vieira e Geremias Lopes Vieira), Fabio Junio Pereira (Fabio Jurera), Pedro Luiz Daniel e Floriano Benedito de Oliveira. Os vereadores autores foram, respectivamente : Antônio Carlos Marconi, Antônio Etson Brun, Denise Franci Martins de Castro, Eduardo Prando, Itamar José Martins, Jorge Cândido Ferreira, José Carlos Felipe de Almeida, Dudu Franco, Mario Carneiro Neto, Marrcos dos Santos Silvério, Marcus Tadeu Quarentei Cardoso, Milton Nery Neto, Selma Aparecida Freitas de Moraes, Sidnei Teixeira Barbosa e Uanderson Clayton de Oliveira Moreira.
Encerradas as homenagens, foram apresentados por Bob Vieira os números "A Enxada e a Caneta" e "O Menino da Porteira", de Teddy Vieira. Após os agradecimentos finais do Presidente Antônio Etson Brun, a sessão solene foi encerrada com o Hino de Itapetininga, por Bob Vieira.
Leia Mais
Nesta quarta -feira, 13 de dezembro, a Câmara Municipal de Itapetininga realizará, às 20 h, a sessão solene de entrega da Medalha de Mérito Teddy Vieira, oriunda da Resolução 577, de autoria do Presidente Antônio Etson Brun, aprovada por unanimidade. Anualmente, cada vereador pode indicar uma pessoa, que pela sua atuação nas mais diferentes áreas, traz contribuição à tradição artístico-cultural de Itapetininga. A pessoa pode se homenageada apenas uma vez.
Durante a sessão solene será prestada homenagem póstuma especial a Teddy Vieira, e na sequência, serão homenageados : Grupo Seresteiros do Divino, Fabio Junio Pereira (Jurera), Nêta Bueno, Trio Japi, Japé e Marquito, Rafael Antônio Rodrigues Gomes, Gabriel Buzzo (Gadão Buzzo), Marcio Rodrigo Silva, Paulo Cesar Henaris Silva Gomes, Sandro Paes Silva, Carlos José de Oliveira, Paulo Duarte Santos, Dirceu de Campos, Dupla Sertaneja Vadô & Geremias, Pedro Luiz Daniel e Floriano Benedito de Oliveira.
O Presidente Antônio Etson Brun lembra que a entrada é franca e todos estão convidados.
Leia Mais
Lembrando que jovens e crianças de hoje pouco conhecem as brincadeiras de rua, que sempre foram de grande importância para fortalecer os laços de amizade, o vereador Eduardo Prando apresentou requerimento, encaminhado aos Secretários de Educação, Esportes e Cultura, com sugestão do Projeto: Resgatando as Competições e Brincadeiras de Rua, visando despertar nos mais novos a vontade de utilizar-se dessas brincadeiras, vendo os saudosistas se divertirem com o resgate de suas infâncias. Na proposta de projeto, o autor apresentou objetivos gerais, objetivos específicos, justificativa, metodologia e síntese, sugerindo, inicialmente, as seguintes competições: Campeonato de Taco, Campeonato de Queimada, Futebol de Rua e Torneio de Bolinha de Gude.
Leia MaisNa noite desta última terça-feira, 5 de dezembro de 2017, a Câmara Municipal de Itapetininga realizou um evento de valorização da memória histórica de Itapetininga- a sessão solene de homenagem póstuma ao Cel. Fernando Prestes de Albuquerque pela passagem recente do 80º ano de seu falecimento. O evento foi aberto pelo Presidente Antônio Etson Brun. Após a formação da mesa, com autoridades do Executivo, Judiciário, dirigentes eclesiásticos, Derita, dirigentes das principais entidades de Itapetininga e diretores de escolas estaduais, foi executado o Hino Nacional Brasileiro pela Banda Municipal Edil Lisboa, sob a regência do Maestro Gerson de Ramos. Na sequência, o cerimonial da casa apresentou um resumo biográfico do palestrante, que nascido em Itapetininga, chegou à Vice-Presidência do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, a maior Corte de Justiça do Brasil. O Desembargador Antônio Carlos Munhoz Soares proferiu em seguida cativante palestra, com profunda abordagem da vida e do trabalho do Cel. Fernando Prestes de Albuquerque, e dos acontecimentos que marcaram a vida de São Paulo e do Brasil naquela época, alertando ainda para a necessidade do resgate de nossa memória histórica, citando também livros de elevado conteúdo histórico que deveriam ser reeditados. Encerrada a palestra, a Banda Municipal executou um número e em seguida foi exibido um vídeo com a chegada de Fernando Prestes a Itapetininga quando ocupou o Governo do Estado. A Diretora da Escola Cel. Fernando Prestes, Profª Cleusa Saccon teceu importantes considerações sobre o homenageado, que é o patrono da Escola que ela dirige. Usou também da palavra, em nome da Diretoria Regional de Ensino, a Profª Rosana Lopes de Souza. O palestrante Desembargador Munhoz Soares fez a entrega de um exemplar do livro "Familia e Comunidade", do sociólogo Oracy Nogueira, ao Presidente Antônio Etson Brun, que na sequência, em considerações finais, manifestou sua gratidão a todos. A sessão solene foi encerrada com a execução do Hino de Itapetininga.
Leia MaisO General de Exército João Camilo Pires de Campos, Comandante Militar do Sudeste, estará neste sábado, 18 de novembro, às 18.30 h, na Câmara Municipal de Itapetininga, Praça dos Três Poderes, para receber o Título de Cidadão Itapetiningano, quando também serão prestadas homenagens ao Tiro de Guerra 02-076, de Itapetininga, que está completando 100 anos.
O General de Exército Pires de Campos é um dos mais conceituados generais brasileiros. Paulista, passou a infância no Município de Monte-Mor, onde realizou seus primeiros estudos. Cursou a Escola Preparatória de Cadetes em Campinas e depois a Academia de Agulhas Negras em Resende, Rio de Janeiro. Registra, paralelamente, sólida formação acadêmica na FGV- Fundação Getúlio Vargas. Em sua brilhante trajetória, comandou o 32º Grupo de Artilharia de Campanha, em Brasília, foi Comandante da Artilharia Divisionada da 1ª Divisão do Exército, Comandante da Escola de Comando e Estado Maior do Exército, Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército e agora Comandante do Sudeste. Entre outras condecorações de destaque, recebeu a Medalha de Ouro Passador de Platina, Ordem do Mérito Militar, Medalha Mallet e Medalha do Pacificador.
O Título de Cidadão Itapetiningano ao General Pires de Campos é oriundo de Projeto de Decreto Legislativo de autoria do Presidente da Câmara Municipal de Itapetininga- Vereador Antonio Etson Brun, aprovado por unanimidade. O homenageado tem realizado um grande trabalho de conscientização junto aos jovens atiradores dos Tiros de Guerra do Estado, e está dando inestimável apoio às comemorações do centenário do Tiro de Guerra 02-076 de Itapetininga.
A sessão solene é aberta ao público e todos estão convidados.
Leia Mais