Itapetininga/SP



    Afirmando ter sido procurado por moradores reivindicando serviço de roçagem e limpeza em Vila Piedade, Vila Santana, Jardim Santa Inêz e adjacências relatando acúmulo de lixo, descarte irregular de materiais e mato alto em área próxima ao posto de saúde de Vila Santana além da necessidade de realização de mutirão de limpeza, visitas às residências e ações de combate à Dengue na região, o vereador José Eduardo Gomes Franco, solicita à Prefeitura Municipal de Itapetininga, à Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Secretaria Municipal de Saúde, roçagem, limpeza e mutirão de combate à dengue nas regiões mencionadas.

Leia Mais

    Lembrando que existe uma grande demanda referente ao tratamento portadores com transtorno do espectro autista (TEA) no município e o tratamento necessário e adequado possui alto custo e inúmeras famílias não possuem condições financeiras e que a implementação de um núcleo ou centro, com profissionais especializados e multidisciplinares no transtorno do espectro autista (TEA) é de grande importância e urgência, o vereador José Eduardo Gomes Franco está  solicitando à Prefeitura Municipal de Itapetininga, à Secretaria Municipal de Governo, Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Educação as seguintes informações: Há dentro do planejamento municipal, intenção em implementar instalação um Núcleo ou Centro especializado para portadores com transtorno do espectro autista (TEA). Se sim, quando? No âmbito municipal, quantos portadores com transtorno do espectro autista (TEA) são atendidos e em qual local? Com dados atualizados, quantos portadores com transtorno do espectro autista (TEA) estão matriculados na rede municipal de ensino?

Leia Mais

    O vereador José Eduardo Gomes Franco, apresentou Moção de Repúdio à Federação Paulista de Basquetebol e à Liga Desportiva Paulista (LDP) Basketball pelo inadmissível acontecimento marcado por agressões contra o time Itapetininga Basket. Em sua justificativa afirma que que as agressões macularam a trajetória do time de basquete Itapetininga Basket que se destacou ao longo do ano com uma campanha irretocável rendendo mais de 1100 pontos no campeonato, uma média de 80 pontos por jogo, e posicionando cinco de seus jogadores entre os 10 maiores pontuadores da competição e que sempre jogaram com garra, honestidade e respeito aos adversários, porém enfrentaram um episódio indignante que manchou o brilho de sua conquista por  uma organização parcial e uma entidade parcial resultando no lamentável episódio de agressões que ultrapassam os limites do razoável e mancham o nome de toda a instituição, cabendo apuração rigorosa.

Leia Mais

O vereador José Eduardo Gomes Franco, através de indicação, está solicitando à Prefeitura Municipal, a pedido de moradores e usuários da localidade, a instalação de lombada/faixa elevada na Av. José de Almeida Carvalho, altura do Supermercado Dia, local com intenso movimento de veículos, pedestres e comércios.

Leia Mais

Afirmando ter recebido relatos de munícipes sobre a grande quantidade de imóveis em situação de abandono, bem como alguns postos de combustíveis e chamando atenção para o imóvel localizado na Av. José de Almeida Carvalho, nas proximidades da Justiça do Trabalho tratando-se de posto de combustível desativado, em situação de abandono e totalmente destruído, pelas recentes chuvas e ventos, causando transtornos e medo aos moradores da proximidade e sendo utilizado por usuários de drogas, moradores de rua, com acúmulo de lixo e diversos outros problemas, o vereador José Eduardo Gomes Franco, está solicitando à Prefeitura Municipal de Itapetininga, Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil visitas técnicas e ações sobre postos de combustíveis e imóveis em situação de abandono em todo o município.

Leia Mais

    Afirmando ter recebido relatos da população sobre as condições da Rua Pedro Voss, trecho defronte ao Santuário Nossa Senhora Aparecida do Sul, que precisa de manutenção por lajotas estarem soltas e atrapalhando o fluxo podendo causar acidentes e lembrando o grande tráfego de veículos, o vereador José Eduardo Gomes Franco, está  solicitando à Prefeitura Municipal e à Secretaria Municipal de Obras, a execução de melhorias para a Rua Pedro Voss trecho de lajotas defronte ao Santuário Nossa Senhora Aparecida do Sul.

Leia Mais

Chamando atenção para alta demanda de serviços de roçagem, limpeza e zeladoria em todo o município e que a grande quantidade de chuva dos últimos meses contribui para crescimento de mato e das demandas desses serviços e que mesmo empenhados, as equipes de limpeza não estão dando conta por ser insuficiente a quantidade de funcionários para a manutenção e serviços de zeladoria em toda cidade, o vereador José Eduardo Gomes Franco está solicitando à Prefeitura Municipal de Itapetininga, Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Secretaria de Governo solicitando o aumento e contratação de mais equipes para os serviços de zeladoria em nosso município.

Leia Mais

O vereador José Eduardo Gomes Franco, apresentou Moção de Congratulações à equipe paralímpica de Itapetininga pela conquista de pódio no Circuito Escolar Brasileiro. Em sua justificativa afirma que o esporte e toda população itapetiningana, mais uma vez, se orgulha da conquista dos atletas da equipe paralímpica de Itapetininga no pódio do Circuito Escolar Brasileiro, conquistando o ouro, prata e bronze: Léo Lucas T/F 35- Medalha de Ouro nos 60 Metros, 110 Metros e Lançamento de Pelota, João Buzzo T73 -Medalha de Ouro nos 100 Metros e 400 Metros, Elias Abrão F 40 – Medalha de Prata no Arremesso de Peso e Lançamento de Pelota, Thiago Feliciano F37- Medalha de Ouro no Arremesso de Peso e Lançamento de Pelota, José Amadeu – T33- Medalha de Ouro nos 60 Metros, 110 Metros e 150 Metros, Dayane Pontes- T35 – Medalha de Ouro nos 60 Metros , 110 Metros e Lançamento de Pelota, Yasmim Vitória T35- Medalha de Ouro nos 75 Metros, 150 Metros e Lançamento de Pelota e Amanda Luizzi -T35 – Medalha de Bronze nos 75 Metros, Prata nos 150 Metros e Lançamento de Pelota, também cabendo destacar o brilhante trabalho da técnica e professora Eunice Lima.

Leia Mais

 Quando Itapetininga completa 253 anos, é importante recordar também a história de sua Câmara Municipal, que completou, neste ano, 252 anos de atividades. A Câmara Municipal de Itapetininga, hoje com 19 vereadores, presidida pelo Vereador Antonio Etson Brun, conta também com os Vereadores Antônio Carlos Marconi, Leonardo Correia Ayres Branco, Uanderson Clayton de Oliveira Moreira, André Luiz Bueno, Catarina Aparecida Nanini Motta, Claudinei José Ramos, Cristiane de Fátima Cardena, Denise Franci Martins de Castro, Itamar José Martins, George Felipe de Oliveira Araújo,José Carlos Felipe de Almeida, José Eduardo Gomes Franco, Marcelo Nanini Franci, Marcos José Nanini de Oliveira, Marina Nalesso Mariano, Matheus Ribeiro de Almeida Santos, Miguel Arcanjo Máximo de Jesus e Samuel de Oliveira.  É uma das mais antigas do Brasil, tendo sido instalada no dia 03 de março de 1771. No ano anterior, exatamente no dia 05 de novembro de 1770 ocorreu a fundação da então Freguesia de Nossa Senhora dos Prazeres de Itapetininga. Foram escolhidos para Juízes Simão Barbosa Franco e Domingos José Vieira, para vereadores Miguel Fernandes Abreu, José Rodrigues Guimarães e Sebastião Rodrigues de Quevedo e, para procurador do conselho, Bernardo José Tavares. Para que a cerimônia de fundação legalizasse o governo da então Vila de Itapetininga era preciso que a Câmara Municipal fosse oficialmente instalada. No dia 4 de fevereiro de 1771, Simão Barbosa Franco prestou o devido compromisso de Juiz Ordinário e, a partir daí, passou a ter prerrogativa de receber o compromisso dos demais integrantes da Câmara. Isso aconteceu no dia 03 de março, sendo celebrada missa solene e, a seguir, sessão solene de instalação da Câmara Municipal, quando foram investidos em suas funções os nomes escolhidos.

Com a Proclamação da Independência, em 07 de setembro de 1822 a Câmara Municipal de Itapetininga manteve suas prerrogativas. As mudanças começaram a acontecer com a Constituição de 1824, que manteve apenas sua função legislativa, uma vez que antes ela tinha competência executiva e inclusive praticava a justiça.

Embora na lei existisse uma certa autonomia no que diz respeito a “promover e manter a tranquilidade, a segurança, a saúde e a comodidade dos habitantes’’ (artigo 71 do Regimento das Câmaras), na realidade houve um processo de total aniquilamento do legislativo municipal. A venda de imóveis públicos, o controle dos arrendamentos e as fontes de recurso ficaram atrelados à recém implantada Assembleia Provincial.

As resistências e protestos dos vereadores foram marcantes. Em muitas oportunidades tomaram decisões à revelia da Assembléia, como a lei que obrigava a vacina sob penas severas na década de 1830. Essas posições ecoaram na Capital da Província e aceleraram o processo de elevação da vila à categoria da cidade em 13 março de 1855, passando a ter 9 vereadores.Foi nesse período que se criou a Comarca de Itapetininga (1852), reivindicação bastante discutida na Câmara, também a fundação da Loja Maçônica Firmeza (1852) e da Irmandade do Santíssimo (1851). 

Como as reuniões eram praticamente trimestrais, assuntos urgentes eram deliberados em sessões extraordinárias convocadas pelo presidente e podiam durar dias, dependendo da complexidade do assunto. Quando não havia quórum o suplente era convocado no dia. A mesa era composta de um presidente e um vice-presidente. O secretário era um funcionário da Câmara.

Com a Proclamação da República, foram dissolvidas as Câmaras Municipais, que só voltaram funcionar em 1892, com mandato de 3 anos para 9 vereadores. O mandato da Mesa Diretora era de 1 ano, assim como o do Prefeito, que era um vereador e dos sub-prefeitos dos distritos. Logo após a Revolução de 1930 as Câmaras Municipais foram novamente dissolvidas. Reinstaladas em 1936, foram novamente fechadas em 1937, com o golpe do Estado Novo. A reabertura só viria com a redemocratização em 1946. A partir de 1947 os vereadores passaram a ter mandato de 4 anos e a Câmara de Itapetininga passou a ter 15 vereadores.

Em 1983, a sede da Câmara Municipal de Itapetininga foi transferida do centenário prédio da Praça Marechal Deodoro para a rua Monsenhor Soares 251, onde em 1989, instalou a Câmara Constituinte, que elaborou a nova Lei Orgânica do Município de Itapetininga. Atualmente a Câmara Municipal de Itapetininga conta com 19 vereadores, com sede no prédio situado na Praça dos Três Poderes, à Rua José Soares Hungria 489, no Jardim Marabá.

 

Funções da Câmara

A função mais conhecida da Câmara é a de legislar, ou seja, discutir e votar leis no âmbito do município. Porém, esta não é a sua única atribuição. Os vereadores têm também, dentre outras, a tarefa de fiscalizar, zelando pela defesa do patrimônio público e pela observância dos interesses da sociedade local. Podem também , além de projetos, requerimentos , moções e indicações, apresentar emendas impositivas, com destinação definida de recursos dentro dos limites previstos na legislação

Para desempenharem as suas funções, os vereadores estão em contato com os cidadãos. Buscam informações sobre o que acontece na cidade, ao mesmo tempo em que transmitem informações sobre o exercício do mandato. Agora,além dos meios tradicionais a tecnologia oferece um novo meio de comunicação, que tem se mostrado eficiente e a cada dia atinge um número maior de pessoas: a Internet. Com esse recurso, a Câmara de Itapetininga vem ocupar o seu espaço, fazendo dele uma alternativa democrática de participação da sociedade itapetiningana. O site se propõe a ser também um canal de transparência, onde o cidadão  toma conhecimento dos fatos mais importantes que acontecem na Câmara, das iniciativas, das proposituras apresentadas assim como das prestações de contas do Poder Legislativo. Atualmente a TVcâmaraitapetininga- Canal 40.3 e o facebook da Câmara transmitem as sessões à população

A Câmara Municipal é o órgão que representa o Poder Legislativo no Município. É composta por 19 vereadores eleitos diretamente pelo povo, que têm a prerrogativa de representar a população, decidindo sobre os principais assuntos de interesse da cidade. O Poder Legislativo do Município é exercido pela Câmara de Vereadores. Exerce quatro funções básicas:

  • A função legislativa que consiste em elaborar as leis sobre matérias de competência exclusiva do município;
  • A função fiscalizatória, cujo objetivo é o exercício do controle da Administração Pública  quanto à execução orçamentária e ao julgamento das contas apresentadas 
  • A função administrativa e restringe-se à sua organização interna, estruturação de seu quadro de pessoal, direção de seus serviços auxiliares e elaboração de seu Regimento Interno.

 

As atribuições da Câmara Municipal

Compete à Câmara de Vereadores, com a sanção do Prefeito Municipal: 

  •  Legislar sobre todas as matérias atribuídas ao Município pelas Constituições da União e do Estado e pela Lei Orgânica;
  • Votar: o Plano Plurianual; as diretrizes orçamentárias; os orçamentos anuais; as metas prioritárias; o Plano de Auxílios e Subvenções.
  • Legislar sobre tributos de competência municipal;
  • Legislar sobre a criação e extinção de cargos e funções do Município, bem como fixar e alterar vencimentos e outras vantagens pecuniárias;
  • Votar leis que disponham sobre alienação e aquisição de bens móveis;
  • Legislar sobre a concessão de serviços públicos do Município;
  • Legislar sobre a concessão e permissão de uso de próprios municipais;
  • Dispor sobre a divisão territorial do Município, respeitada a legislação federal e estadual;
  • Criar, alterar, reformar ou extinguir órgãos públicos do Município;
  • Deliberar sobre empréstimos e operações de créditos, bem como a forma e meios de pagamento;
  • Transferir, temporária ou definitivamente, a sede do Município, quando o interesse público o exigir;
  • Autorizar, pelo voto da maioria absoluta dos Vereadores, alienação de propriedade do Município.
  • É de competência privativa da Câmara Municipal de Vereadores: Eleger sua Mesa Diretora, elaborar seu Regimento Interno e dispor sobre sua organização;
  • Propor a criação e extinção dos cargos de seu Quadro de Pessoal e Serviços, dispor sobre o provimento dos mesmos, bem como fixar e alterar vencimentos e outras vantagens; Conceder títulos de benemerência, conforme dispuser a lei;
  • Autorizar o Prefeito a se ausentar do Município quando exceder a quinze dias.
  • Convocar Secretário Municipal para prestar, pessoalmente, informações sobre assuntos de sua competência, previamente determinados, importando a ausência injustificada em crime de responsabilidade.

 

O processo legislativo compreende a elaboração de:

  • Emendas à Lei Orgânica;
  • Leis ordinárias;
  • Decretos legislativos;
  • Resoluções;
  • Leis complementares.
  • Requerimentos
  • Indicações
  • Moções 
Leia Mais

O vereador José Eduardo Gomes Franco apresentou Moção de Congratulações aos atletas da modalidade de Taekwondo de Itapetininga que participaram da 15ª Copa América de Taekwondo. Em sua justificativa afirmou que o evento reuniu mais 1300 atletas de diversos estados e países vizinhos, como Bolívia, Chile Paraguai, entre outros e quatro atletas da secretaria de esporte de Itapetininga, em parceria com a ASIAM Budo estiveram representando a cidade no Kyorigui (luta), sendo que atleta Henrique Gomes, conquistou o 2° lugar, na categoria juvenil acima de 74 kg, o atleta Victor Fernando, ficou na 4ª colocação, na categoria juvenil - até 63 kg, na categoria cadete (até 50kg), o atleta Misael Benedito, também conquistou a 4ª colocação e a nossa atleta feminina, Fernanda Silva conquistou o 2° lugar, na categoria juvenil feminino- até 60 kg, ressaltando o trabalho dos técnicos: Weverton Souza (ASIAM) e Luciano Gonçalves (Selji), ao Ms Fábio Monti (Selji); coordenador técnico, da secretaria de esporte, ao GM Claudio Ribeiro (ASIAM) e delegado da competição.

Leia Mais

O vereador José Eduardo Gomes Franco, apresentou Moção de Congratulações à memória e aos feitos da Força Expedicionária Brasileira, que em 2023, completa 80 anos de criação e de insigne símbolo pátrio da luta pelos ideais da Liberdade e da Democracia na Campanha da Itália durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) Em sua justificativa, afirma que a contribuição histórica do município de Itapetininga na Segunda Guerra Mundial (1930-1945), na qual trinta e quatro jovens cidadãos itapetininganos, voluntários em desagravo às agressões sofridas pela Soberania Nacional com o afundamento de navios brasileiros por submarinos alemães em 1942, no maior conflito armado do século XX que se deu pelo ingresso deles na condição de Pracinhas da Força Expedicionária Brasileira, a qual, integrada ao V Exército Norte-Americano, com ações de combate na Itália de setembro de 1944 e maio de 1945 sendo que dentre os 457 pracinhas mortos na Itália, em sacrifício da Liberdade e da Democracia, dois foram os itapetininganos Soldado Joaquim Antonio de Oliveira, do 1º Regimento de Infantaria e Soldado Sebastião Garcia, do 6º Regimento de Infantaria . O autor destaca que particularmente neste ano de 2023, 78º ano do Dia da Vitória (em 8 de maio de 1945), a Força Expedicionária Brasileira completa oitenta anos de criação pela Portaria Ministerial n.º 4.744 de 9 de Agosto de 1943, destacando os quarenta e três Pracinhas Itapetininganos (in memoriam): Amasilio Paulo de Campos, Aniceto Vieira Branco, Antonio Leonel de Medeiros, Argemiro de Toledo Filho, Benedito Aires de Campos, Benedito Bento Mariano, Benedito Morelli, Benedito Nunes da Costa, Davino da Costa Calhares, Domingos Barreira Sobrinho, Francisco Mathias de Campos, Guiomar da Costa Pinto, Higino Mendes de Andrade, Honorio Negrisoli, Itaboraí Marcondes Machado, João Domingues, João Luizon, Joaquim Arcanjo de Carvalho, José da Silva Reis, José Ribamar de Montello Furtado, José Rolim de Oliveira, Leandro Paulino da Cruz, Luiz Braitt, Luiz Folegatti, Manoel Evaristo de Moura, Mario de Souza, Miguel França, Nelson Barreiros, Nelson Medeiros, Pedro Gomes de Oliveira, Reinaldo Rolim e Victório Nalesso.

Leia Mais

    O vereador José Eduardo Gomes Franco, através de indicação, está solicitando à Prefeitura Municipal de Itapetininga e à Secretaria Municipal de Trânsito, pintura de faixa de pedestre e melhorias em toda sinalização viária, instalação de placas na Avenida Nisshinbo do Brasil, atendendo a pedido de moradores e usuários da localidade, em especial, melhorias defronte à Policlínica e defronte a Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Vila Camarão), trecho com grande movimento de veículos e pedestres.

Leia Mais

    O Vereador José Eduardo Gomes Franco- Dudu Franco, através da Indicação 513/2023, está solicitando à Prefeitura Municipal de Itapetininga, a substituição de lâmpadas na Rua Expedicionários Itapetininganos.

Leia Mais

    A Câmara Municipal de Itapetininga aprovou a Moção de Apelo dos Vereadores Denise Franci Martins de Castro, Antônio Carlos Marconi, Antonio Etson Brun, Bispo André, Catarina Aparecida Nanini Motta, Claudinei José Ramos, Cristiane de Fátima Cardena, George Felipe de Oliveira Araújo, Itamar José Martins, José Carlos Felipe de Almeida, José Eduardo Gomes Franco, Leonardo Corrêa Ayres Branco, , Marcelo Nanini Franci, Marcos José Nanini de Oliveira, Marina Nalesso Mariano, Matheus Ribeiro de Almeida Santos, Miguel Arcanjo Máximo de Jesus, Samuel de Oliveira, Uanderson Clayton de Oliveira Moreira, endereçada à Câmara Federal e ao Senado Federal, a fim de que se posicionem  oficialmente contrários à Procedência da ADPF 442, que tramita pelo Supremo Tribunal Federal, cujo tema central é a descriminalização do aborto.

Leia Mais

    O vereador José Eduardo Gomes Franco, apresentou Moção de Repúdio à Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental – ADPF que pretende descriminalizar o aborto induzido e voluntário até o terceiro mês de gestação, em sua justificativa afirma que a Constituição Federal tem como um de seus fundamentos a dignidade da pessoa humana, princípio  que é um verdadeiro vetor de nosso sistema jurídico e indica que a existência dos seres humanos independentemente de atribuição por qualquer ordem jurídica e destaca que o aborto é criminalizado pelo Código Penal, tipificado em seus artigos 124 a 126, repudiando a ADPF 442, de autoria do PSOL, que pede a inconstitucionalidade dos artigos e concessão do direito de permitir a morte do bebê em uma gravidez indesejada até 12 semanas de gestação, independentemente das circunstâncias, algo que é inaceitável.

Leia Mais

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!