Itapetininga/SP



 
     Uma liminar concedida pelo Relator- Desembargador Silveira Paulilo ,do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, na Ação Direta de Inconstitucionalidade ingressada pela Mesa Diretora da Câmara Municipal  por solicitação dos vereadores Milon Nery Neto e Itamar José Martins, suspendeu a eficácia da Lei Municipal 81/15, do Município de Itapetininga por inconstitucionalidade na tramitação do processo legislativo,em razão do artigo 17, Parágrafo 1º, da CE e o artigo 40 do Regimento Interno da Câmara Municipal de Itapetininga. Segundo o Relator, o "periculum in mora" consiste nos prejuízos que podem ser experimentados pelo Município pela vigência da norma mencionada. Na prática, essa liminar suspende a cobrança da Taxa de Iluminação ,que veio nos carnês do IPTU da Prefeitura.
                                                                
Leia Mais

 
    Recentemente o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, através de liminar, suspendeu o Plano Diretor anteriormente aprovado e sancionado, por inconstitucionalidade na tramitação do processo do Executivo. O Chefe do Executivo encaminhou à Câmara Municipal um novo projeto. Na sessão ordinária da última segunda -feira, esse projeto foi objeto de ampla audiência pública, com a participação da Secretária Municipal de Planejamento, vereadores, lideranças da comunidade e populares.. Na sessão de quinta-feira, 19 de março, a Câmara Municipal, após prolongado diálogo e entendimentos, aprovou esse Projeto de Lei Complementar nº 03/ 2015, que dispõe sobre a revisão e atualização do Plano Diretor do Município de Itapetininga. Várias emendas, de autoria de vereadores, foram igualmente aprovadas.
    O Plano Diretor abrange a totalidade do território municipal, é o instrumento básico da política de desenvolvimento do Município, e integra o processo de planejamento, devendo o Plano Plurianual, a Lei de Diretrizes Orçamentárias e o Orçamento Anual incorporarem as diretrizes e as prioridades nele contidas.
Leia Mais

    Na sessão ordinária desta última segunda-feira, um Decreto Legislativo assinado por todos os 19 vereadores da Câmara Municipal de Itapetininga, suspendeu a eficácia do Decreto Municipal 1.198, de 19 de fevereiro de 2014, que atualizou os custos da construção civil para cobrança do ISSQN (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza) e de outras providências, não permitindo sua utilização para cálculo para fatos geradores ocorridos antes de sua vigência. Em conseqüência disso, fica sem efeito a cobrança do ISSQN que veio anexa ao carnê de IPTU de 2015.

Leia Mais

    Logo após o encerramento da sessão ordinária de segunda-feira, 16 de março, da Câmara Municipal de Itapetininga, teve início a Audiência Pública convocada para análise e debate do novo projeto encaminhado pelo Chefe do Executivo , o Projeto de Lei Complementar 03/15, que dispõe sobre a Revisão e Atualização do Plano Diretor do Município de Itapetininga. Essa audiência contou com ampla participação, apresentações e debates, prolongando-se até os primeiros minutos do dia 17.

Leia Mais


    A Câmara Municipal de Itapetininga realizará uma Audiência Pública para debater o novo projeto encaminhado pelo Executivo à Câmara : o Projeto de Lei Complementar 03/15, de autoria do Chefe do Executivo, que dispõe sobre a Revisão e Atualização do Plano Diretor do Município de Itapetininga,nesta próxima segunda-feira, 16 de março de 2015, às 21 h, no Plenário Humberto Pellegrini, do Legislativo, à Praça dos Três Poderes, Jardim Marabá. Toda a população está convidada.
Leia Mais

    Na sessão ordinária desta última segunda-feira, 9 de março de 2015, os vereadores Antonio Etson Brun, Antonio Fernando Silva Rosa Júnior, Denise Franci Martins de Castro, Fuad Abrão Isaac ,Itamar José Martins, Maria Lúcia Lopes da Fonseca Haidar, Milton Nery Neto e Selma Aparecida Freitas de Moraes, chamando atenção para a grande quantidade de contribuintes recentemente notificados pela Prefeitura de Itapetininga a efetuar o pagamento de ISSQN sobre eventuais serviços prestados em obras edificadas sobre os imóveis de sua propriedade, apresentaram requerimento, solicitando que seja oficiado ao Prefeito, ao Promotor de Justiça da Comarca e ao Presidente da 43ª Subsecção da OAB, para que adotem as providências necessárias no sentido de impedir que o Decreto Municipal 1.198, de 19 de fevereiro de 2014, seja utilizado para legitimar o lançamento do ISSQN nas relações de prestação de serviços relacionados a obras de construção civil, para fatos geradores que tenham ocorrido antes de sua vigência. Nas considerações iniciais, os autores lembraram que a captação das imagens através de tecnologia de geoprocessamento se deu no final do ano de 2012 e que o decreto do Executivo, editado para o lançamento do ISSQN foi editado somente em 19 de fevereiro de 2014, e portanto, a Prefeitura não poderia utilizar como base de cálculo os valores atualizados pelo Decreto 1.198, de 19 de fevereiro de 2014 para serviços prestados anteriormente à sua edição. Praticamente todos os vereadores fizeram uso da palavra e o assunto deverá voltar a ser abordado na próxima segunda-feira, aguardando-se a explicação da Prefeitura.

Leia Mais

    Após o término da sessão ordinária desta última segunda-feira, 9 de março de 2015, a Câmara Municipal de Itapetininga realizou uma Audiência Pública, destinada a debater e analisar o Projeto de Lei Complementar 11/2014, de autoria do Chefe do Poder Executivo, que revoga a Lei Complementar 41, de 20 de setembro de 2011 e altera dispositivos da Lei Complementar 25, de 28 de março de 2008, que dispõe sobre a instalação de Sistemas de Transmissão de Telecomunicações em geral e outros Sistemas de Transmissões de Radiação Eletromagnética Não Ionizante no Município de Itapetininga. Ainda na sessão, o vereador Mauri de Jesus Morais havia solicitado prorrogação de vistas do projeto, para que a audiência pública pudesse ser realizada.

     A Audiência Pública contou na Mesa, com os Vereadores Fernandinho Rosa(Vice –Presidente) e Mauri de Jesus Morais; Débora Moreno, da Vivo; Álvaro Bartolo, engenheiro do Departamento de Telecomunicações de Furnas; Roger Marcel Nunes Monteiro, Relações Institucionais da TIM,: e José Roberto Paes ,da Prefeitura Municipal. No plenário, a participação dos vereadores e a presença de numeroso público.

Leia Mais

    A Câmara Municipal de Itapetininga realizará, nesta próxima 5ª feira, uma sessão solene, a partir das 19.30 h, de entrega de Titulo de Cidadão Itapetiningano a dois destacados cidadãos, respectivamente ,Hélio Rubens de Arruda e Miranda e Jefferson Biajone. O Título de Cidadão Itapetiningano é a mais elevada honraria concedida pelo Município de Itapetininga a quem nasceu em outros municípios. A concessão do Título a Hélio Rubens de Arruda e Miranda é oriunda de projeto de decreto legislativo de autoria do vereador Antonio Fernando Silva Rosa Júnior , e a concessão a Jefferson Biajone oriunda de projeto de decreto legislativo de autoria da vereadora Maria Lúcia Lopes da Fonseca Haidar, ambos aprovados por unanimidade . A entrada é franca e toda a população está convidada.

Leia Mais

    O vereador Fuad Abrão Isaac está solicitando ao prefeito e ao secretario municipal de cultura e lazer, informação sobre a data prevista para o restauro e recuperação do Centro Cultural Brazilio Ayres de Aguirre, levando em consideração que em resposta anterior, a prefeitura informou que estaria fazendo estudo em conjunto com a Secretaria Municipal de Cultura e Lazer para as devidas providências.

Leia Mais

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!