Itapetininga/SP



    Um dos mais concorridos eventos já realizados em Itapetininga foi a entrega no último dia 16 de maio, em sessão solene da Câmara Municipal de Itapetininga, abrilhantada pela Banda Municipal, da Medalha de Mérito Mensageiro da Paz Monsenhor Mario Donato Sampaio a personalidades e entidades que se dedicam à filantropia .O evento, presidido pelo Vereador Antônio Carlos Marconi reuniu representantes de vários segmentos da comunidade , das religiões Católica, Evangélica e Espírita ,e entidades atuantes no município. No início da sessão solene foi observado um minuto de silêncio em memória do ex-vereador e ex-Vice Prefeito Alceu Nanini, bem como às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Após a leitura da biografia do  Monsenhor Mario Donato Sampaio, e das biografias dos homenageados, foram entregues as Medalhas aos homenageados pelos respectivos vereadores autores, a saber : Aparecida das Dores Ayres Nunes (  Marina Nalesso Mariano) ,Padre Jobel de Oliveira (Uan Moreira),Bispo da IEQ José Jorge de Lima (Itamar Martins),Ivan Vieira de Paula (Leonardo Correia), Maria Nívea Guarnieri Machado (Dudu Franco), Padre Luiz Fernando Carvalho (Samuel de Oliveira), Bispa da IEQ Luciana Helena Barretti Tamura (Bispo André Bueno), Deputada Federal Simone Marquetto(George Araújo), Eunice Ferreira Rodrigues Granato (Claudinei Ramos), Caroline de Fatima Maricato (Catarina Nanini Motta); Pastor Josué Alexandre de Camargo (Cristiane Cardena), Sociedade São Vicente de Paulo (Marcos Nanini), Lar Célia Teresa Soares Hungria(Marcelo Nanini Franci), Igreja Evangélica Ministério de Belém (Miguel Turmeiro), Paróquia Bom Jesus e São Roque (Matheus Ribeiro), José Augusto dos Santos ( Toninho Marconi), e Jéter Lopes Carneiro (Zé da Escola). Todos  os homenageados se manifestaram em palavras de agradecimento, tendo usado também a palavra a autora do projeto Vereadora Marina Nalesso e o Prefeito Jeferson Brun.

Leia Mais

 Quando Itapetininga completa 253 anos, é importante recordar também a história de sua Câmara Municipal, que completou, neste ano, 252 anos de atividades. A Câmara Municipal de Itapetininga, hoje com 19 vereadores, presidida pelo Vereador Antonio Etson Brun, conta também com os Vereadores Antônio Carlos Marconi, Leonardo Correia Ayres Branco, Uanderson Clayton de Oliveira Moreira, André Luiz Bueno, Catarina Aparecida Nanini Motta, Claudinei José Ramos, Cristiane de Fátima Cardena, Denise Franci Martins de Castro, Itamar José Martins, George Felipe de Oliveira Araújo,José Carlos Felipe de Almeida, José Eduardo Gomes Franco, Marcelo Nanini Franci, Marcos José Nanini de Oliveira, Marina Nalesso Mariano, Matheus Ribeiro de Almeida Santos, Miguel Arcanjo Máximo de Jesus e Samuel de Oliveira.  É uma das mais antigas do Brasil, tendo sido instalada no dia 03 de março de 1771. No ano anterior, exatamente no dia 05 de novembro de 1770 ocorreu a fundação da então Freguesia de Nossa Senhora dos Prazeres de Itapetininga. Foram escolhidos para Juízes Simão Barbosa Franco e Domingos José Vieira, para vereadores Miguel Fernandes Abreu, José Rodrigues Guimarães e Sebastião Rodrigues de Quevedo e, para procurador do conselho, Bernardo José Tavares. Para que a cerimônia de fundação legalizasse o governo da então Vila de Itapetininga era preciso que a Câmara Municipal fosse oficialmente instalada. No dia 4 de fevereiro de 1771, Simão Barbosa Franco prestou o devido compromisso de Juiz Ordinário e, a partir daí, passou a ter prerrogativa de receber o compromisso dos demais integrantes da Câmara. Isso aconteceu no dia 03 de março, sendo celebrada missa solene e, a seguir, sessão solene de instalação da Câmara Municipal, quando foram investidos em suas funções os nomes escolhidos.

Com a Proclamação da Independência, em 07 de setembro de 1822 a Câmara Municipal de Itapetininga manteve suas prerrogativas. As mudanças começaram a acontecer com a Constituição de 1824, que manteve apenas sua função legislativa, uma vez que antes ela tinha competência executiva e inclusive praticava a justiça.

Embora na lei existisse uma certa autonomia no que diz respeito a “promover e manter a tranquilidade, a segurança, a saúde e a comodidade dos habitantes’’ (artigo 71 do Regimento das Câmaras), na realidade houve um processo de total aniquilamento do legislativo municipal. A venda de imóveis públicos, o controle dos arrendamentos e as fontes de recurso ficaram atrelados à recém implantada Assembleia Provincial.

As resistências e protestos dos vereadores foram marcantes. Em muitas oportunidades tomaram decisões à revelia da Assembléia, como a lei que obrigava a vacina sob penas severas na década de 1830. Essas posições ecoaram na Capital da Província e aceleraram o processo de elevação da vila à categoria da cidade em 13 março de 1855, passando a ter 9 vereadores.Foi nesse período que se criou a Comarca de Itapetininga (1852), reivindicação bastante discutida na Câmara, também a fundação da Loja Maçônica Firmeza (1852) e da Irmandade do Santíssimo (1851). 

Como as reuniões eram praticamente trimestrais, assuntos urgentes eram deliberados em sessões extraordinárias convocadas pelo presidente e podiam durar dias, dependendo da complexidade do assunto. Quando não havia quórum o suplente era convocado no dia. A mesa era composta de um presidente e um vice-presidente. O secretário era um funcionário da Câmara.

Com a Proclamação da República, foram dissolvidas as Câmaras Municipais, que só voltaram funcionar em 1892, com mandato de 3 anos para 9 vereadores. O mandato da Mesa Diretora era de 1 ano, assim como o do Prefeito, que era um vereador e dos sub-prefeitos dos distritos. Logo após a Revolução de 1930 as Câmaras Municipais foram novamente dissolvidas. Reinstaladas em 1936, foram novamente fechadas em 1937, com o golpe do Estado Novo. A reabertura só viria com a redemocratização em 1946. A partir de 1947 os vereadores passaram a ter mandato de 4 anos e a Câmara de Itapetininga passou a ter 15 vereadores.

Em 1983, a sede da Câmara Municipal de Itapetininga foi transferida do centenário prédio da Praça Marechal Deodoro para a rua Monsenhor Soares 251, onde em 1989, instalou a Câmara Constituinte, que elaborou a nova Lei Orgânica do Município de Itapetininga. Atualmente a Câmara Municipal de Itapetininga conta com 19 vereadores, com sede no prédio situado na Praça dos Três Poderes, à Rua José Soares Hungria 489, no Jardim Marabá.

 

Funções da Câmara

A função mais conhecida da Câmara é a de legislar, ou seja, discutir e votar leis no âmbito do município. Porém, esta não é a sua única atribuição. Os vereadores têm também, dentre outras, a tarefa de fiscalizar, zelando pela defesa do patrimônio público e pela observância dos interesses da sociedade local. Podem também , além de projetos, requerimentos , moções e indicações, apresentar emendas impositivas, com destinação definida de recursos dentro dos limites previstos na legislação

Para desempenharem as suas funções, os vereadores estão em contato com os cidadãos. Buscam informações sobre o que acontece na cidade, ao mesmo tempo em que transmitem informações sobre o exercício do mandato. Agora,além dos meios tradicionais a tecnologia oferece um novo meio de comunicação, que tem se mostrado eficiente e a cada dia atinge um número maior de pessoas: a Internet. Com esse recurso, a Câmara de Itapetininga vem ocupar o seu espaço, fazendo dele uma alternativa democrática de participação da sociedade itapetiningana. O site se propõe a ser também um canal de transparência, onde o cidadão  toma conhecimento dos fatos mais importantes que acontecem na Câmara, das iniciativas, das proposituras apresentadas assim como das prestações de contas do Poder Legislativo. Atualmente a TVcâmaraitapetininga- Canal 40.3 e o facebook da Câmara transmitem as sessões à população

A Câmara Municipal é o órgão que representa o Poder Legislativo no Município. É composta por 19 vereadores eleitos diretamente pelo povo, que têm a prerrogativa de representar a população, decidindo sobre os principais assuntos de interesse da cidade. O Poder Legislativo do Município é exercido pela Câmara de Vereadores. Exerce quatro funções básicas:

  • A função legislativa que consiste em elaborar as leis sobre matérias de competência exclusiva do município;
  • A função fiscalizatória, cujo objetivo é o exercício do controle da Administração Pública  quanto à execução orçamentária e ao julgamento das contas apresentadas 
  • A função administrativa e restringe-se à sua organização interna, estruturação de seu quadro de pessoal, direção de seus serviços auxiliares e elaboração de seu Regimento Interno.

 

As atribuições da Câmara Municipal

Compete à Câmara de Vereadores, com a sanção do Prefeito Municipal: 

  •  Legislar sobre todas as matérias atribuídas ao Município pelas Constituições da União e do Estado e pela Lei Orgânica;
  • Votar: o Plano Plurianual; as diretrizes orçamentárias; os orçamentos anuais; as metas prioritárias; o Plano de Auxílios e Subvenções.
  • Legislar sobre tributos de competência municipal;
  • Legislar sobre a criação e extinção de cargos e funções do Município, bem como fixar e alterar vencimentos e outras vantagens pecuniárias;
  • Votar leis que disponham sobre alienação e aquisição de bens móveis;
  • Legislar sobre a concessão de serviços públicos do Município;
  • Legislar sobre a concessão e permissão de uso de próprios municipais;
  • Dispor sobre a divisão territorial do Município, respeitada a legislação federal e estadual;
  • Criar, alterar, reformar ou extinguir órgãos públicos do Município;
  • Deliberar sobre empréstimos e operações de créditos, bem como a forma e meios de pagamento;
  • Transferir, temporária ou definitivamente, a sede do Município, quando o interesse público o exigir;
  • Autorizar, pelo voto da maioria absoluta dos Vereadores, alienação de propriedade do Município.
  • É de competência privativa da Câmara Municipal de Vereadores: Eleger sua Mesa Diretora, elaborar seu Regimento Interno e dispor sobre sua organização;
  • Propor a criação e extinção dos cargos de seu Quadro de Pessoal e Serviços, dispor sobre o provimento dos mesmos, bem como fixar e alterar vencimentos e outras vantagens; Conceder títulos de benemerência, conforme dispuser a lei;
  • Autorizar o Prefeito a se ausentar do Município quando exceder a quinze dias.
  • Convocar Secretário Municipal para prestar, pessoalmente, informações sobre assuntos de sua competência, previamente determinados, importando a ausência injustificada em crime de responsabilidade.

 

O processo legislativo compreende a elaboração de:

  • Emendas à Lei Orgânica;
  • Leis ordinárias;
  • Decretos legislativos;
  • Resoluções;
  • Leis complementares.
  • Requerimentos
  • Indicações
  • Moções 
Leia Mais

    O vereador Claudinei José Ramos apresentou Moção de Congratulações ao Governador do Estado Tarcísio Gomes de Freitas, à Deputada Federal Simone Marquetto e ao Prefeito Jeferson Brun, pelo anúncio e a conquista do novo Hospital Estadual Regional de alta complexidade em Itapetininga, em sua justificativa afirma que há décadas, Itapetininga luta por um Hospital Regional administrado pelo Estado, pelo custo ser extremamente alto, e alta demanda por consultas e exames de alta complexidade, e principalmente pela enorme fila de cirurgias eletivas, em muitos casos cirurgias que não podem mais esperar, destaca ainda que atualmente, a região conta com o Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) para atender 2,5 milhões de habitantes e o objetivo é que o novo hospital regional em Itapetininga tenha entre 190 e 250 leitos para ajudar a suprir essa demanda. Vários vereadores usaram da palavra. Os vereadores Etson Brun e Marcelo Nanini Franci lembraram da importante participação dos vereadores da Câmara Municipal de Itapetininga nessa conquista.

Leia Mais

    A Câmara Municipal de Itapetininga aprovou a Moção de Apelo dos Vereadores Denise Franci Martins de Castro, Antônio Carlos Marconi, Antonio Etson Brun, Bispo André, Catarina Aparecida Nanini Motta, Claudinei José Ramos, Cristiane de Fátima Cardena, George Felipe de Oliveira Araújo, Itamar José Martins, José Carlos Felipe de Almeida, José Eduardo Gomes Franco, Leonardo Corrêa Ayres Branco, , Marcelo Nanini Franci, Marcos José Nanini de Oliveira, Marina Nalesso Mariano, Matheus Ribeiro de Almeida Santos, Miguel Arcanjo Máximo de Jesus, Samuel de Oliveira, Uanderson Clayton de Oliveira Moreira, endereçada à Câmara Federal e ao Senado Federal, a fim de que se posicionem  oficialmente contrários à Procedência da ADPF 442, que tramita pelo Supremo Tribunal Federal, cujo tema central é a descriminalização do aborto.

Leia Mais

    Na noite da última quinta-feira, 23 de junho, com o Plenário Humberto Pellegrini, da Câmara Municipal de Itapetininga totalmente lotado, foi realizada a sessão solene de entrega do Título de Mérito Esportivo Frederico Werner Krapf Filho a 19 homenageados. Aberta pelo Presidente Antonio Etson Brun, a sessão foi abrilhantada pela Banda Municipal. O Prefeito Jeferson Brun esteve representado pela Secretaria Municipal de Governo, Dra. Karen Graziela Pinheiro Marques, estando presentes também o Deputado Estadual Edson Giriboni, o Secretário Municipal de Esportes, Jeferson Farpela, familiares de Frederico Werner Krapf Filho, dirigentes de entidades e grande número de convidados. Após execução do Hino Nacional, usou da palavra o vereador autor do Projeto de Resolução- Matheus Ribeiro de Almeida Santos. Na sequência, foram lidos, pelo cerimonial, resumos biográficos de todos os 19 homenageados. Encerrada a leitura, foram chamados para receber os títulos, cada um dos homenageados e o respectivo vereador autor para a entrega a saber: Adilson José da Silva (Vereadora Cristiane Cardena); Adilson Ramos (Vereador Antônio Carlos Marconi); Anderson de Jesus Nazareth (Vereador Matheus Ribeiro de Almeida Santos); Andréia Aparecida Steidle (Vereador Bispo André Luiz Bueno); Cesar Augusto Correa da Silva (Vereador Antonio Etson Brun); Esporte Clube XV de Novembro ( Vereador Marcos José Nanini de Oliveira; Fernando Cardoso dos Santos (Vereador Itamar José Martins); Fernando Kioshi (Vereador George Araújo); Flavio de Almeida Godoy Abreu (Vereador Samuel de Oliveira); Flavio Rubens Cipriano (Vereador Claudinei José Ramos- Nino); Francisco Geraldo da Silva- Ficão (Vereadora Catarina Aparecida Nanini Mota); Gilmar Pedroso Rocha (Vereador José Carlos Felipe de Almeida-Zé da Escola); José Nunes Júnior (Vereadora Denise Franci Martins de Castro); Marcelo Firmino- Técnico Theo (Vereador Miguel Arcanjo Máximo de Jesus- Miguel Turmeiro); Marcos dos Santos Silvério ( Vereador Marcelo Nanini Franci); Marcos Roberto Leite (Vereador Uanderson Moreira); Nicole Fernandes Melo Luchio Araújo (Vereadora Marina Nalesso Mariano); Tiago Henrique Anderson de Oliveira- Motoka ( Vereador Leonardo Correia Ayres Branco); Waldemar Alves de Oliveira- Canarinho (Vereador Dudu Franco).
     Após agradecimentos dos homenageados, discursos das autoridades e manifestação final do Presidente Antonio Etson Brun, a sessão solene foi encerrada com o Hino de Itapetininga.

Leia Mais

       Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Itapetininga realizada no dia 2 de fevereiro de 2023, sob a presidência do Vereador Antonio Etson Brun, foram eleitas as Comissões Permanentes da Casa, para o biênio 2023-2024, que ficaram assim constituídas:

 

 

Comissão de Justiça, Redação e Cultura (CJRC)

Presidente: Uanderson Clayton de Oliveira Moreira

Secretário: George Felipe Oliveira de Araújo

Membro: André Luiz Bueno

Suplente: Marcos José Nanini de Oliveira

 

Comissão de Saúde e Assistência Social (CSAS)

Presidente: José Carlos Felipe de Almeida

Secretário: Cristiane de Fátima Cardena

Membro: Marcelo Nanini Franci

Suplente: Samuel de Oliveira

 

 

Comissão de Finanças, Orçamentos e Serviços Públicos (CFOSP)

Presidente: José Eduardo Gomes Franco

Secretário: Antônio Carlos Marconi

Membro: Matheus Ribeiro de Almeida Santos

Suplente: Marcos José Nanini de Oliveira

 

Comissão de Educação (CE)

Presidente: Denise Franci Martins de Castro

Secretário: José Eduardo Gomes Franco

Membro: José Carlos Felipe de Almeida

Suplente: Uanderson Clayton de Oliveira Moreira

 

 

Comissão de Alto Nível (CAN)

Presidente: Uanderson Clayton de Oliveira Moreira

Secretário: André Luiz Bueno

Membro: Itamar José Martins

Suplente: José Eduardo Gomes Franco

 

Comissão de Defesa aos Direitos dos Animais (CDDA)

Presidente: Catarina Aparecida Nanini Motta

Secretário: Leonardo Corrêa Ayres Branco

Membro: Marcos José Nanini de Oliveira

Suplente: Marcelo Nanini Franci

 

Comissão de Defesa do Usuário e do Consumidor (CDUC)

Presidente: Leonardo Corrêa Ayres Branco

Secretário: Uanderson Clayton de Oliveira Moreira

Membro: Marina Nalesso Mariano

Suplente: Itamar José Martins

 

Comissão de Acessibilidade (CA)

Presidente: José Eduardo Gomes Franco

Secretário: Marina Nalesso Mariano

Membro: Leonardo Corrêa Ayres Branco

Suplente: Denise Franci Martins de Castro

 

Comissão de Defesa do Patrimônio Municipal (CDPM)

Presidente: André Luiz Bueno

Secretário: Samuel de Oliveira

Membro: Antônio Carlos Marconi

Suplente: Cristiane de Fátima Cardena

 

Comissão de Transporte, Mobilidade Urbana e Planejamento Viário (CTMUPV)

Presidente: Matheus Ribeiro de Almeida Santos

Secretário: Leonardo Corrêa Ayres Branco

Membro: José Eduardo Gomes Franco

Suplente: Denise Franci Martins de Castro

 

Comissão de Defesa do Meio Ambiente (CDMA)

Presidente: Marcos José Nanini de Oliveira

Secretário: José Eduardo Gomes Franco

Membro: Leonardo Corrêa Ayres Branco

Suplente: Marcelo Nanini Franci

 

Comissão de Ética e Decoro Parlamentar (CEDP)

Presidente: Samuel de Oliveira

Secretário: George Felipe Oliveira de Araújo

Membro: André Luiz Bueno

Suplente: José Carlos Felipe de Almeida

 

Comissão de Defesa dos Direitos das Mulheres (CDDM)

Presidente: Catarina Aparecida Nanini Motta

Secretária: Marina Nalesso Mariano

Membro: Denise Franci Martins de Castro

Suplente: Cristiane de Fátima Cardena

 

Comissão de Esportes (CES)

 

Presidente: Cristiane de Fátima Cardena

Secretária: Matheus Ribeiro de Almeida Santos

Membro: José Eduardo Gomes Franco

Suplente: Marcos José Nanini de Oliveira

 

Leia Mais

    Na noite de 12 de maio, em sessão solene presidida pelo Vereador Itamar José Martins, a Câmara Municipal de Itapetininga inaugurou a TV Câmara de Itapetininga- Canal Digital 40.3- TV Aberta, conquista histórica que marca nova etapa nos 251 anos de existência do Poder Legislativo de Itapetininga, e que permitirá um amplo acompanhamento dos trabalhos pela população itapetiningana. Na mesa dos trabalhos, estavam o Presidente Itamar José Martins, o Prefeito Jeferson Brun, a Presidente da Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas- Luciana Rivelli, o Deputado Estadual Edson Giriboni, o Capitão PM Anderson Rumin, representando o Comando do 22º BPMI, o Presidente da Câmara Municipal de São Miguel Arcanjo- Julio Cesar Buscariol, o Pastor José Jorge de Lima- Superintendente da Igreja do Evangelho Quadrangular e o Pastor Emilson da Costa Amorin, da Igreja Assembleia de Deus. No plenário, dezenas de dirigentes das principais entidades do município´.
    Após manifestações de autoridades, o Presidente Itamar José Martins usou da palavra, lembrando dos esforços para a consolidação da conquista e manifestando agradecimentos. Ao final da solenidade, convidou os presentes para o descerramento da placa alusiva à conquista. O evento foi abrilhantado pela Banda Municipal Edil Lisboa, sob a regência do Maestro Gerson de Ramos. A Câmara Municipal de Itapetininga é integrada , na atual décima oitava legislatura, pelos vereadores Itamar José Martins, José Eduardo Gomes Franco, Uanderson Clayton de Oliveira Moreira, Catarina Nanini Mota, Antônio Carlos Marconi, André Luiz Bueno, Antonio Etson Brun, Claudinei José Ramos, Cristiane de Fatima Cardena, Denise Franci Martins de Castro, Eduardo Vinicius Venturelli de Almeida Prando, George Felipe Oliveira de Araujo, José Carlos Felipe de Almeida, Leonardo Correia Ayres Branco, Marcelo Nanini Franci, Marcos José Nanini de Oliveira, Marina Nalesso Mariano, Matheus Ribeiro de Almeida Santos e Miguel Arcanjo Máximo de Jesus.

Leia Mais

    O vereador Marcelo Nanini Franci apresentou Moção de Repúdio contra o que considera a injusta demissão do Dr. André Luiz Correa, Médico Radiologista, Coordenador do Sistema de Imagem do Hospital Dr. Léo Orsi Bernardes por mais de 17 (dezessete) anos. Em sua justificativa, afirmou que a demissão trouxe tristeza e preocupação aos nossos munícipes, por se tratar de excelente profissional, extremamente comprometido com o exercício de sua profissão. O autor solicitou o encaminhamento da Moção à Secretaria Municipal de Saúde, para ciência e averiguação do fato.

Leia Mais

    O vereador Marcelo Nanini Franci, através de Moção de Congratulações, homenageou o Sr. Pedro Hilário de Queiroz, membro da Associação dos Amigos do Tiro de Guerra de Itapetininga, por seu frequente comparecimento às sessões da Casa de Leis demonstrando um exemplar exercício de cidadania. Em sua justificativa destacou a participação ativa do homenageado no acompanhamento dos trabalhos do Poder Legislativo, demonstrando a preocupação com o bem da coletividade e fomentando, assim, o comparecimento do povo às sessões para acompanhamento de suas atividades. Finalizou ser a homenagem um reconhecimento ao exemplar exercício de cidadania do Sr. Pedro Hilário de Queiroz.

Leia Mais

    Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Itapetininga realizada no dia 26 de outubro, todos os 19 vereadores assinaram uma Moção de Apelo ao Governador do Estado de São Paulo, João Dória, reivindicando a implantação de um Hospital Estadual Porta Aberta em Itapetininga, com gerenciamento total pelo Governo do Estado. A Moção, apresentada pelos vereadores Itamar José Martins, André Luiz Bueno, Antônio Carlos Marconi, Antônio Etson Brun, Catarina Aparecida Nanini Motta, Claudinei José Ramos, Cristiane de Fátima Correia, Denise Franci Martins de Castro, Mario Carneiro Neto, George Felipe Oliveira de Araújo, José Carlos Felipe de Almeida, José Eduardo Gomes Franco, Leonardo Correia Ayres Branco, Marcelo Nanini Franci, Marcos José Nanini de Oliveira, Marina Nalesso Mariano, Matheus Ribeiro de Almeida Santos, Miguel Arcanjo Máximo de Jesus e Uanderson Clayton de Oliveira Moreira, detalha a situação hoje existente e as enormes dificuldades, lembrando que 13 municípios são atendidos aqui em Itapetininga, gerando enorme despesa para a Prefeitura. Vários autores fizeram uso da palavra, relatando o sofrimento da população. A reivindicação é para que se construa um novo hospital, que seja inteiramente custeado pelo Estado.

Leia Mais

    Afirmando que o ex-Ministro da Saúde Ricardo Barros e o Deputado Federal Guilherme Mussi estiveram visitando o Hospital Dr. Léo Orsi Bernardes destinando recursos para compra de equipamentos para o centro cirúrgico que ainda não está em funcionamento, o vereador Marcelo Nanini Franci está solicitando à Prefeita Municipal as seguintes informações: Qual o motivo de não estar funcionando o centro cirúrgico até a presente data? Existe um projeto para elaboração do centro cirúrgico? Foram realizadas licitações para compra dos equipamentos?

Leia Mais

    O Presidente da Câmara Municipal de Itapetininga Itamar Jose Martins integrou a mesa de autoridades da solenidade realizada na última quinta-feira no Parque Lagoa Regina Freire, Bairro da Chapadinha, quando da visita do Vice-Governador de São Paulo Rodrigo Garcia .Estiveram também presentes ao evento os vereadores Toninho Marconi, Etson Brun, Catarina Nanini, Cristiane Cardena, George Araújo, Leonardo Correa Branco, Marcelo Nanini Franci, Dudu Franco, Marina Nalesso, Matheus Ribeiro, Miguel Turmeiro e Uanderson Moreira.

Leia Mais

Já tendo apresentado vários requerimentos na Câmara Municipal, pedindo implantação de uma passarela na Rodovia Gladys Bernardes Minhoto ligando o Jardim São Camilo à Vila Belo Horizonte e recebendo com frequência vários pedidos dos moradores dessa localidade, solicitando um olhar especial para prevenir possíveis acidentes e atropelamentos na via, o vereador Miguel Arcanjo Máximo de Jesus afirmou que vários carros e caminhões fazem desvio para tentar sair do pedágio, causando perigo na travessia da rodovia , enfatizando ainda que nos últimos anos, o trânsito de veículos tem aumentado diariamente, e  apresentou novamente requerimento solicitando à Prefeita Municipal informações sobre a existência, por parte da Administração Municipal, de projeto de construção de uma passarela interligando a Vila Belo Horizonte e Vila Jardim São Camilo. Além do autor, usaram da palavra, também, os vereadores Marcos José Nanini de Oliveira e Marcelo Nanini Franci.

Leia Mais

Os vereadores: José Eduardo Gomes Franco, Antônio Carlos Marconi, Antônio Etson Brun, Bispo André, Catarina Aparecida Nanini Motta, Claudinei José Ramos, Cristiane de Fátima Cardena, Denise Franci Martins de Castro, Eduardo Vinícius Venturelli de Almeida Prando, George Felipe Oliveira de Araújo, Itamar José Martins, José Carlos Felipe de Almeida, Leonardo Corrêa Ayres Branco, Marcelo Nanini Franci, Marcos José Nanini de Oliveira, Marina Nalesso, Matheus Ribeiro de Almeida Santos, Miguel Arcanjo Máximo de Jesus e Uanderson Clayton de Oliveira Moreira, subscreveram moção de repúdio ao Governador de São Paulo, João Dória e à  Secretaria de Administração Penitenciária, pelo projeto da construção de mais um complexo penitenciário para mais de 3.500 detentos em Itapetininga. Nessa moção ,os autores lembram que a região de Sorocaba, à qual pertence Itapetininga, já tem 12 unidades prisionais e enfatizam que Itapetininga precisa de investimentos, mas em outras áreas, especialmente da saúde com o hospital que atende vários municípios da região. Solicitaram finalmente o cancelamento desse projeto de construção de novas unidades prisionais em Itapetininga.

Leia Mais

    Afirmando que por conta da pandemia, os trabalhadores da saúde figuram no grupo prioritário da primeira fase do Plano Estadual de Imunização da COVID-19 e que os profissionais da odontologia estão entre o grupo de profissionais com maior risco de contágio, visto que realizam procedimentos diretamente na cavidade bucal dos pacientes e que, Itapetininga possui mais de 200 profissionais da área, o vereador José Carlos Felipe de Almeida está solicitando à Prefeita Municipal informações sobre a previsão para iniciar a vacinação dos cirurgiões dentistas. Durante a discussão do requerimento além do autor, usaram da palavra os vereadores Marcelo Nanini Franci, Itamar José Martins, Mário Carneiro Neto e Catarina Nanini Motta. Foi solicitada a inclusão no requerimento da remessa de todos os nomes das pessoas vacinadas em Itapetininga.

Leia Mais

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!