PRESIDENTE MANIFESTA INDIGNAÇÃO COM A DESTRUIÇÃO DO CENTENÁRIO BEBEDOURO DE CAVALOS DA AVENIDA DR. LOBATO

Chamando atenção para o fato  de que a Prefeitura Municipal, quando das tratativas iniciais para a reforma da Avenida Dr. Lobato, se comprometeu em não retirar o centenário bebedouro de cavalos instalado no local,  parte de nosso patrimônio histórico, o que acabou não acontecendo, o Presidente da Câmara Municipal de Itapetininga. Fuad Abrão Isaac apresentou requerimento solicitando ao prefeito, ao Secretário Municipal de Obras e ao profissional responsável pelo projeto urbanístico e arquitetônico as seguintes informações:

1 – Quais foram os órgãos consultados para executar a reforma da avenida Dr. João Lobato?

2 – A prefeitura e o arquiteto não haviam se comprometido em manter o bebedouro incorporado ao projeto?

3 – A peça em questão foi destruída ou apenas removida do local? Qual o destino dado ao antigo bebedouro?

4 – Quais ações positivas estão sendo feitas de forma a manter o patrimônio histórico da cidade?

5 – Qual a atual formação do Conselho Municipal de defesa? Porque eles não têm caráter deliberativo?

6 – Outras informações julgadas necessárias.

O autor destacou que a preservação de tais peças fazem parte da memória de nossa cidade e que igualmente outros prédios foram destruídos, pela iniciativa privada provocando uma perda irreversível.

Publicado em: 13 de outubro de 2011