POR UNANIMIDADE, CÂMARA APROVA CONCESSÃO DO TÍTULO DE CIDADÃO ITAPETININGANO AO MAESTRO JOÃO CARLOS MARTINS

A Câmara Municipal de Itapetininga aprovou, na última sessão ordinária, o Projeto de Decreto Legislativo 03/2011 de autoria de todos os vereadores concedendo o Título de Cidadão Itapetiningano ao conceituado maestro João Carlos Gandra da Silva Martins. No início das discussões, o vereador Dr. Mauri de Jesus Morais destacou que a aprovação por unanimidade representaria o reconhecimento a uma verdadeira lição de vida que o maestro propicia a todos.

João Carlos Martins nasceu em São Paulo. Começou seus estudos em tenra idade. Aos 8 anos, foi inscrito em um concurso no qual alcançou sua primeira grande vitória executando obras de Joham Sebastian Bach. Aos treze anos iniciou uma série de concertos por todo o território nacional. A partir daí participou com destaque em concursos internacionais, especialmente na França e Estados Unidos. Em poucos anos realizou mais de 500 concertos nos mais diferentes países. Foi capa da revista Washington Post. Uma seqüência de acidentes comprometeu o movimento de suas mãos, fato agravado por um assalto que sofreu na Bulgária tendo sua cabeça atingida por uma barra de ferro o que provocou uma lesão cerebral em todo o lado direito do corpo. Parecia que sua carreira estava encerrada. Foi quando teve um sonho com o falecido maestro Eleazar de Carvalho no qual este lhe sugeriu estudar regência. Dedicou-se com afinco a esses estudos e algum tempo depois já estava regendo orquestras em Paris, Londres e Bruxelas. Formou a própria orquestra, a Bachiana Filarmônica, hoje sucesso em todo território nacional. Há  poucas semanas, essa orquestra foi aplaudida de pé por milhares de pessoas presentes em um concerto em Nova Iorque. João Carlos Martins e sua orquestra se apresentaram por várias vezes em Itapetininga sempre com sucesso absoluto de público. Acabou se afeiçoando a nossa comunidade, que agora lhe concede o Título de Cidadão Itapetiningano.

Publicado em: 18 de outubro de 2011