COMERCIÁRIOS DENUNCIAM EXPLORAÇÃO DO COMÉRCIO NOS FINAIS DE SEMANA

Comerciários de Itapetininga lotaram totalmente o Plenário Humberto Pellegrini, da Câmara Municipal de Itapetininga na noite desta última segunda-feira, 17 de outubro. O presidente da edilidade, Fuad Isaac, suspendeu a sessão, para que o presidente do Sindicato dos Comerciários de Itapetininga, Tatuí e Região, Marcelo Lúcio de Meira, bem como outros comerciários presentes, pudessem fazer uso da palavra. De uma forma geral, a categoria está reivindicando a regulamentação do horário de funcionamento do comércio nos finais de semana, de maneira que seus membros possam ter horários disponíveis para a família, para o descanso e para as atividades de lazer. Foi lembrado, na ocasião, que já houve, no passado, uma regulamentação adequada do comércio, que resguardava os direitos dos comerciários, mas que posteriormente acabaram sendo tomadas iniciativas totalmente prejudiciais à categoria. Hoje, grande parte dos comerciários trabalha aos sábados em período integral e muitos deles inclusive aos domingos. Parcela significativa dos mesmos é constituída de pais e mães que nem mesmo tempo disponível têm para ficar ao lado de seus filhos. Os integrantes da categoria denunciaram a exploração por parte de alguns comerciantes e empresários, que definem eles próprios os horários e os critérios a serem estabelecidos.

Após a manifestação dos presentes, vários vereadores usaram da palavra, enfatizando a necessidade urgente de medidas que venham colocar um fim aos abusos e garantir o integral respeito aos direitos trabalhistas. Novas reuniões deverão acontecer, e a Câmara Municipal já começa a se mobilizar para uma alteração dos critérios atualmente existentes.

Publicado em: 18 de outubro de 2011