Notícias



Pesquisador realiza cruzamento de gramas

Visualize fotos

No Brasil, gramas do gênero Zoysia apresentam potencial para ampliar sua comercialização, por terem características agronômicas e comerciais desejáveis, como textura da folha, velocidade de crescimento, tolerância a seca e pragas, resistência ao pisoteio, dentre outras, o que as torna de grande interesse para os consumidores.

A grama Zoysia japonica é uma das mais cultivadas no país, pela facilidade de adaptação às regiões de clima quente. Visando à expansão da comercialização de gramas, o professor Antonio Orlando Di Mauro, do Departamento de Fitotecnia da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV), Câmpus da Unesp de Jaboticabal, deu início a um programa de cruzamentos entre espécies pré-selecionadas desse gênero.

“Havia um interesse para o desenvolvimento e o lançamento de novos cultivares de gramas no mercado brasileiro envolvendo híbridos de Zoysia spp., devido ao fato de serem considerados promissores, competitivos e portadores de características agronômicas e comercias desejáveis”, comenta o professor, advertindo que eram escassas as pesquisas desenvolvidas com essa espécie na área de melhoramento genético. “Desse estudo resultaram 151 híbridos, que serão avaliados agora em parcelas maiores (2,0 x 2,0 metros) em campo experimental”, assinala.

O programa foi conduzido em casa de vegetação pertencente à FCAV e as hibridações foram realizadas entre os diversos cultivares de Zoysia spp. Para analisar diferentes populações portadoras de bons atributos agronômicos e comerciais, foram realizadas caracterizações agronômicas e avaliações de tolerância a seca, pragas e doenças (infestação e infecção natural), bem como a avaliação dos descritores morfológicos dos híbridos obtidos.

Para a confirmação dos cruzamentos entre os cultivares, foram utilizados marcadores microssatélites (SSR), também usados para estimar a diversidade genética e fenotípica entre os cultivares de grama do gênero Zoysia, já que não há na literatura informações dessa natureza.




Publicado em: 25 de julho de 2018

Publicado por: Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

Governo da Espanha ajudará Brasil a recompor acervo do Museu Nacional

17 de setembro de 2018

O governo espanhol irá ajudar o Brasil na recomposição do acervo do Museu Nacional do Rio de Janeiro, segundo o ministro da Cultura e Esporte da Espanha, José Guirao Cabrera, que é ex-diretor do Mu...

Leia Mais

IDH do Brasil tem leve variação e país mantém 79ª posição no ranking

17 de setembro de 2018

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil subiu 0,001 ponto em 2017 na comparação com 2016 chegando a 0,759 numa escala que varia de 0 a 1 - quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimen...

Leia Mais

Ideb tem pequeno avanço no ensino médio, mas segue abaixo da meta

06 de setembro de 2018

A meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) estabelecida para 2017 foi cumprida apenas nos anos iniciais do ensino fundamental, etapa que vai do 1º ao 5º ano. A etapa alcançou 5,8...

Leia Mais