Itapetininga/SP



Nesta quinta-feira, O presidente da Câmara Fuad Abrão Isaac esteve na Assembléia Legislativa em São Paulo, participando de palestra sobre a II fase do programa Interlegis, uma capacitação para a melhoria dos serviços da Câmara Municipal.

O Intelegis é um programa que surgiu em 1997 de uma parceria entre o Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID e o Senado Federal. Tem por missão, modernizar e fortalecer o Poder Legislativo Brasileiro, nos níveis Municipal, Estadual e Federal, através da capacitação de servidores e parlamentares, disponibilizando equipamentos, produtos e serviços nas áreas de: Infraestrutura Tecnológica; Sistemas de Informação para as áreas Legislativa, Administrativa, Informação e Comunicação e na melhoria de processos organizacionais, formando assim a Comunidade Virtual do Legislativo.

 

Na prática, o Interlegis busca melhorar a comunicação e o fluxo de informação entre os legisladores, aumentar a eficiência e a competência das casas legislativas e, ainda, promover a participação cidadã nos processos legislativos, rumo à Democracia Participativa.

 

Itapetininga foi uma das 700 câmaras entre mais de 5.000 municípios de todo país, que demonstrou perfil para ser cidade pólo de modernização, repassando conhecimento a outras câmara municipais, nos segmentos de tecnologia, comunicação e principalmete a capacitação de servidores e assessores e legisladores.

Confira mais fotos da palestra em SP:

Leia Mais

Na sessão legislativa do dia 12 de setembro, o vereador Hiram Jr. solicitou através de requerimento, que a prefeitura de Itapetininga desenvolvesse um projeto visando a implantação de ciclovias no município.

 

De acordo com o vereador, a cidade já conta com locais que podem ser transformados facilmente e ciclovias, como as marginais do Cavalo e do Chá, além da criação das ciclofaixas (veja ilustração). Hiram comentou que além ser uma atividade cada vez mais saudável à população, ainda tem um impacto social muito grande, devido ao baixo custo operacional, a grande facilidade na aquisição de bicicletas pela grande maioria da população, aliado ao fato de contribuir consideravelmente para o trânsito da cidade.

Na semana passada, publicamos erroneamente a notícia de que o vereador Adilson Nicoletti havia feito esse requerimento. Apesar de ser participante da idéia da ciclovia, Nicoletti fez um requerimento sobre a fiscalização de bicicletas que transitam por locais proibidos.

 

Hiram também indagou sobre a possibilidade de fechamento da avenida 5 de novembro, já destinada aos ciclistas nas noites de quinta-feira, também pudesse ser feito em outros dias e horários, beneficiando ainda mais usuários e incentivando a prática do ciclismo.

 

Os dois requerimentos foram enviados ao chefe do executivo, que tem prazo legal de 15 dias pra apressentar suas considerações sobre os temas.

Leia Mais

O presidente Fuad Isaac convida toda comunidade para participar, no próximo dia 30 de setembro, às 20 horas, no salão nobre da Escola Peixoto Gomide, da sessão solene de entrega do título de “Cidadão Itapetiningano” ao prof. José Maria de Camargo Júnior.

Leia Mais

O vereador José Eduardo Gomes Franco solicitou o registro, na ata dos trabalhos de um voto de louvor e congratulações com a empresa Sabor & Arte, Sorvetes, Caldos & Cia, na pessoa de seu proprietário, sr. Aristides Castilho, pelos 18 anos de sua inauguração e pela terceira festa do sorvete que ocorrerá no próximo dia 25 de setembro. Lembrou que a empresa conta com 15 funcionários diretos e mais 25 indiretos, beneficiando também vários revendedores.

Leia Mais

Lembrando que a Câmara Municipal de Itapetininga irá novamente discutir as questões relacionadas à renovação ou não do contrato com a SABESP e que essa decisão refletirá no futuro dos filhos e netos, pois se renovado o contrato, isso significará mais 30 anos de concessão à empresa, havendo, portanto, necessidade de muita cautela, evitando-se precipitação na votação da lei autorizativa, o vereador Marcelo Nanini Franci apresentou requerimento, solicitando que seja oficiado ao Ministério Público de Itapetininga, para saber se há algum parecer a respeito da suposta dívida contraída com a SABESP, e se há algum pedido de auditoria bem como se esse contrato, caso seja renovado pela municipalidade, não irá prejudicar o município de Itapetininga por carecer dos devidos esclarecimentos. Destacou que a falta de informações é relativa a uma suposta dívida de mais de 52 milhões do município com a empresa. O autor solicitou ainda que cópia do requerimento seja encaminhada à prefeitura municipal.

Leia Mais

Recordando que através do Projeto de Lei 76/2010 de autoria de todos os vereadores e promulgado através da Lei Municipal 5.420 de 27 de dezembro de 2010 foi denominado de “Dr. Léo Orsi Bernardes” o Hospital Regional de Itapetininga e que há necessidade de que seja devidamente oficializada e divulgada essa nova denominação, por ter sido uma pessoa reconhecidamente nobre em suas funções, além do destaque conquistado nas áreas social e assistencial de nossa cidade, o vereador Marcos de Almeida Cunha apresentou requerimento solicitando ao prefeito, a programação, para breve, de uma cerimônia para oficializar a nova denominação do Hospital Regional de Itapetininga, contando, inclusive, com a presença dos familiares do ilustre homenageado.

Leia Mais

Afirmando que esteve em visita ao Bairro dos Claros, onde ouviu de moradores que o posto de saúde da localidade não conta com médico há mais de três meses, o vereador Antonio Marcos Polyceno apresentou requerimento solicitando ao prefeito informações sobre a possibilidade do retorno do atendimento médico na unidade de saúde dessa localidade ou a colocação de um veículo para transportar pacientes para o Bairro do Retiro em caráter emergencial. O edil destacou que para ter atendimento médico, a unidade mais próxima é a do Bairro do Retiro e que não há veículos para transportar pacientes o que torna mais crítica a situação de pessoas doentes e idosas.

Leia Mais

Chamando atenção para o fato de que a busca pela redução de poluentes que são dispersos na atmosfera deve marcar o esforço de todos para se conseguir diminuir a carga de agentes como monóxido de carbono e outros, o vereador Adilson Marcos Nicoletti apresentou requerimento solicitando ao Prefeito, ao Secretário de Trânsito e Cidadania e à CETESB, as seguintes informações: 1 – Quais ações têm sido tomadas no que tange à fiscalização de emissão de poluentes pelos veículos que circulam em nosso município? Existe programa para a educação dos proprietários e motoristas de tais veículos, bem como sobre a manutenção e cuidado desses veículos? 3 – Aqueles que desrespeitam a legislação em vigor, qual infração cometem?  4 – Quantos autos de infração foram lavrados em 2010 e 2011 relativamente ao assunto ora abordado? 5 – Como é feita vistoria em empresas que detém frota de veículos diesel, além dos veículos que prestam serviço ao município e da frota municipal? O autor destacou que é direito e dever de todos a busca de soluções que visem à sustentabilidade, como menor impacto ao meio ambiente e que não é incomum vermos na zona urbana de nosso município, veículos com emissão de gases de escapamento visualmente acima do permitido.

Leia Mais

Na sessão ordinária desta última segunda-feira, 19 de setembro,  o Presidente da Câmara Municipal de Itapetininga, Fuad Abrão Isaac destacou a extensa pauta de trabalhos que está marcando este segundo semestre. O Presidente recordou que além dos projetos, indicações, requerimentos e iniciativas de uma forma geral, existem temas importantíssimos a serem tratados, como a definição do número de vereadores, o contrato com a Sabesp, o Orçamento Municipal para 2012, o Plano de Carreira para os Servidores Municipais, o Estatuto do Magistério, entre outros. Enfatizou ainda, a entrada em vigor da lei que proíbe a distribuição de sacolas plásticas, chamando atenção para a campanha institucional que a Câmara Municipal está levando a efeito, de forma a conscientizar toda a população. Disse que todas as mudanças são lentas e que no início sempre há resistência, mas, à medida que o processo de conscientização avança, as modificações vão sendo aceitas. O caso das sacolas plásticas, por exemplo, é de grande importância para a preservação ambiental e qualidade de vida de todos.

Leia Mais

O vereador Benê Rolim participou nesta semana de um congresso na cidade de Barra Bonita – SP, a convite da IX Conferência das Bacias Hidrográficas do Estado de São Paulo.

Segundo Suraya Modaelle, diretora do D.A.E.E. e também membro da organização do evento, Benê foi convidado por ser um dos pioneiros neste debate na região do Alto Paranapanema. “O objetivo do congresso é unificar as ações de educação ambiental em todo o estado, através de um projeto único envolvendo a Educação através de professores, as ONG’s através de seus diretores e voluntários e também a parte técnica, onde podemos destacar a participação da SABESP nas câmaras técnicas formadas ao longo do congresso”, destacou Suraya.

Da nossa região, também estiveram presentes Marco Aurélio Boranga, assessor da presidência da SABESP, Mauro Nalesso – coordenador das câmaras técnicas/SABESP, e o vice-presidente do Comitê das Bacias Hidrográficas, também pioneiro nessa iniciativa há quase 10 anos, Marco André Ferreira.

 

Marco também lembrou a questão da taxa de uso da água, que deverá entrar em vigor a partir do ano que vem. Apesar de ser um assunto polêmico, o vice-presidente afirmou que o procedimento é bastante simples: “cidade que não cuidar bem dos seus recursos hídricos, será penalizada porque alguém terá que fazê-lo” concluiu. Na região que compreende o rio Paranapanema, marco acredita que não hajam municípios que venham a ter problemas com a punição da nova lei.

 

Benê foi um dos eleitos para representar as ações de educação ambiental do Comitê da Bacias Hidrográficas do estado de São Paulo, numa conferência nacional que ocorrerá no mês de novembro em São Luís-MA.

 

Entrevista com os participantes do IX Diálogo de Bacias Hidrográficas você encontra no site.

Leia Mais